TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Faça isso assim que você instalar o seu novo roteador Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Faça isso assim que você instalar o seu novo roteador

Faça isso assim que você instalar o seu novo roteador

Compartilhe

Você acabou de comprar um roteador novo, e está muito empolgado para obter uma internet sem fio de alta velocidade. Porém, essa mesma empolgação pode fazer com que você se esqueça de configurações iniciais que são muito importantes para o melhor desempenho ao longo do tempo.

Antes mesmo de você começar a utilizar o seu novo roteador, é preciso realizar alguns procedimentos considerados essenciais para que a sua internet sem fio entregue uma melhor experiência de uso. Vamos então abordar esses pontos neste post.

 

 

 

Dê uma atenção maior para o local do roteador

Por diversas vezes nós indicamos aqui no blog que é fundamental pensar na melhor posição que o roteador WiFi pode ter na sua casa ou escritório. E mais uma vez reforçamos esse ponto.

Procure instalar o seu novo roteador em uma posição onde o sinal de internet será distribuído da forma mais uniforme possível, evitando os obstáculos que existem na casa, apartamento ou escritório.

Vale a pena também pensar na possibilidade em deixar o seu roteador longe de aparelhos eletrônicos que podem causar interferências no sinal de internet sem fio, como aparelhos de micro ondas e telefones sem fio.

 

 

 

Altere as configurações básicas de segurança

Faça o seguinte:

  • Altere o nome da rede Wi-Fi. Tente usar um neutro, que não ofereça informações pessoais sobre você.
  • Modifique a senha. Digite uma senha forte, com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Evite fazer frases significativas.
  • Se você estiver em uma zona de risco, onde há um histórico de invasões nas redes Wi-Fi de seus vizinhos, ou se você já sofreu uma, esconda a rede Wi-Fi. Isso adiciona uma camada de segurança, já que os invasores devem saber o nome da sua rede e a senha.

 

Para entrar no menu de configuração basta digitar “192.168.1.1” no navegador que você usa, e entrar com seu nome de usuário e senha.

 

 

 

Atualize o firmware do roteador e realize um teste de velocidade

Quando você recebe um roteador novo, as chances do mesmo estar desatualizado são enormes. Afinal de contas, você não sabe por quanto tempo ele ficou guardado no estoque da loja ou e-commerce.

Por isso, vale a pena entrar nas configurações do roteador (deixei a dica sobre como fazer isso no item anterior), verificar pelas atualizações de firmware e, se encontrar, aplicar esses updates ao sistema.

Após realizar as atualizações de software, o teste final é medir a velocidade da conexão. É sempre importante lembrar que existe uma substancial diferença da velocidade registrada entre a internet sem fio e a cabeada. Logo, sempre que possível, teste a velocidade do novo roteador no segundo tipo de conexão.

Aqui, vale a pena passar pelo SpeedTest (nós temos uma versão do medidor de velocidade personalizada), pelo Fast (que é a alternativa da Netflix, ou até mesmo fazer o download de um arquivo pesado e medir qual é a velocidade de download que o seu navegador web vai indicar.


Compartilhe