Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Explicando o Modo Avião de forma simples

Explicando o Modo Avião de forma simples

Compartilhe

O Modo Avião existe no seu smartphone faz tempo, e muitas perguntas sobre ele ainda não foram respondidas. Por isso, vamos oferecer respostas sobre esse imprescindível recurso.

No começo, ele existia para controlar o uso dos celulares durante as viagens aéreas. Hoje, o recurso ganhou diferentes funcionalidades para ser mais versátil e eficiente.

 

 

 

O que é o Modo Avião nos smartphones?

O Modo Avião suspende as conexões entre o smartphone e as antenas. Inicialmente, nasceu para acabar com as interferências entre o telefone e as torres de controle e instrumentos do avião, já que consegue simular os efeitos resultantes da remoção do SIM card do dispositivo.

Ao ativar esse modo, você bloqueia todo e qualquer modo de funcionamento de rede no dispositivo, incluindo o Bluetooth e o WiFi. Na prática, você para de receber chamadas telefônicas e mensagens SMS.

Mas ele não impede que você fique sem alguma conectividade no dispositivo.

 

 

 

Usando o WiFi, Bluetooth e o NFC com o Modo Avião

O WiFi está liberado em aviões, e nada impede que você o utilize durante o voo e com o Modo Avião ligado. Basta ativar a rede de internet sem fio com esse modo ligado, e ele vai funcionar sem maiores problemas, oferecendo alguma conectividade ao smartphone.

O NFC também pode funcionar com o Modo Avião ativo e sem promover interferências com outros dispositivos, assim como o Bluetooth, permitindo assim uma conectividade com outros dispositivos próximos que estão com esse recurso ativo.

Não há protocolos de aviação que impedem o uso desses formatos de conectividade durante as viagens aéreas.

 

 

 

Quando devemos usar o Modo Avião?

 

 

O uso do Modo Avião é obrigatório desde o início da viagem aérea até o final da mesma. Com exceção do sinal de rede de dados (telefonia móvel 4G ou 5G), todas as demais conexões podem ser utilizadas durante o voo. Basta o controle de bordo autorizar.

Mas existem outros cenários onde o Modo Avião é bem vindo. Por exemplo, durante as viagens terrestres: como não há sinal de telefonia durante a estrada o tempo todo, ativar esse modo pode significar alguma economia de bateria, uma vez que o telefone não vai ficar procurando o sinal de celular o tempo todo.

 

 

 

Como ativar o Modo Avião no smartphone?

Os passos abaixo para ativar o Modo Avião valem para os smartphones com Android e iOS:

 

  • No Android: vá no Acesso Rápido para encontrar o Modo Avião entre as opções, o acesse: Ajustes > Redes e Internet.
  • No iPhone (iOS): deslize o dedo até a parte inferior para acessar o painel de controle e encontre o Modo Avião, ou vá em Ajustes > Modo Avião.

 

Lembrando: com esse modo, você não pode receber chamadas telefônicas ou mensagens de SMS enquanto o mesmo estiver ativo. Para todo o resto (redes sociais, WhatsApp, etc), você pode usar a conectividade WiFi para não ficar completamente offline.


Compartilhe