Compartilhe

Um usuário do WinHistory.de (site dedicado a instalar o Windows em computadores não suportados e muito antigos) conseguiu executar o Windows XP em um computador com o processador Pentium Overdrive de 8 MHz, trabalhando com apenas 20 MB de RAM.

Vale a pena lembrar os requisitos mínimos do Windows XP, listados pela Microsoft: 233 MHz e 64 MB de RAM. O objetivo do entusiasta era reduzir esses números, ou bater o recorde anterior onde em 2006 foi registrada a instalação mais lenta possível para executar o Windows XP.

 

 

Os testes para rodar o Windows XP a 8 MHz

 

 

Primeiro, ele tentou com um Pentium 100 a 75 MHz com overclock para 100 MHz e 64 MB de RAM. É possível rodar o Windows XP em um computador tão antigo. O que é obrigatório para instalar o sistema são 64 MB de RAM.

Depois da instalação, você pode reduzir a RAM, mas com 16 MB, ele deixa de iniciar. Logo, para tudo funcionar com sucesso é preciso ter, pelo menos, 24 MB de RAM e 75 MHz. E com uma placa gráfica ISA, o Windows XP foi executado com 16 cores.

 

 

Depois disso, baixar a frequência de um 486 para 63 MHz impediu a carga do sistema. Trabalhando com os controladores de memória, o sistema vai funcionar com 18 MB de RAM, apesar do software exibir 20 MB na janela de informações técnicas do sistema.

O próximo teste foi feito com o primeiro Pentium, a 60 MHz. Depois, a frequência foi reduzida para 20 MHz, para depois passar para 25 MHz. Essa queda deixou tudo muito mais lento, a ponto de não produzir a inicialização. E em standby, a CPU já se encontra a 2/3 de seu uso.

Por fim, com o Pentium Overdrive sem ventilador, ele conseguiu baixar a frequência para 8 MHz a partir dos 83 MHz de frequência máxima do processador. Aqui, o uso da CPU sempre é de 100%.

 

 

Resultado final: o Windows XP inicia nessa máquina em 30 minutos, e carrega o site onde o teste foi feito em 10 minutos. Em outras instalações, as partes de som, rede, conectividade, USB e outros não funcionou.

E você nunca mais vai reclamar da lentidão do Facebook em seu notebook ou smartphone (mentira, pode reclamar sim, pois é lento demais).

 

Via Mixx.io


Compartilhe