Evite o bloqueio do iPhone via SMS com caracteres hindis

Compartilhe

Para aqueles usuários do iPhone que sempre entenderam que a Apple é perfeita e que o iOS é imune a falhas e ameaças virtuais, fica aquela dica marota: “pare de vender para si mesmo essa mentira, e saia da caverna” (sim, você entendeu a referência).

Softwares de dispositivos informáticos (e nessa conta eu incluo computadores, tablets, smartphones, smartwatches e qualquer coisa que recebe um sistema operacional) são desenvolvidos por humanos, e eles podem apresentar falhas. E algumas dessas falhas são tão absurdas, que quase não dá para acreditar que uma empresa do porte da Apple pode ser capaz de deixar uma brecha como essa aberta.

Bom, melhor do que ficar criticando é abordar o problema e apresentar uma solução para ele.

 

 

 

Um erro bizarro e perigoso

 

 

Descobriram um perigoso erro no iPhone com iOS 13, onde basta receber uma simples mensagem de texto com caracteres sindhis/hindis para que o telefone se bloqueie por completo, tão logo ele receba a notificação.

No momento em que esse post é produzido, não existe uma solução definitiva para essa falha, e a única forma de resolver o problema do bloqueio é reiniciar o telefone ou esperar que o sistema operacional se recupere do travamento por mais de um minuto. Algo inviável para muitas pessoas que usam o smartphone para tarefas profissionais.

O iOS sempre teve problemas ao longo de sua história. Porém, nunca se dá tanta ênfase para as falhas desse sistema operacional como é feito com os problemas do Android. Essa própria falha de bloqueio do iPhone com uma mensagem de texto contendo determinados caracteres já existia, e agora volta a aparecer: alguém descobriu uma cadeia de caracteres que pode bloquear os iPhones tão logo ele recebe a notificação de mensagem recebida.

Qualquer iPhone com iOS 13 está sujeito a sofrer dessa falha. Logo, é melhor ter uma boa dose de cuidado.

 

 

 

Caracteres que bloqueiam o iPhone

 

 

Como normalmente acontece nesse tipo de falha incomum, é quase impossível que tal mensagem chegue ao seu smartphone de forma casual. É preciso acontecer uma estrutura muito complexa para o ataque funcionar. Nesse caso, a mensagem bomba deve ter uma sequência específica de caracteres indis/shindis, ou seja, quem enviar só pode fazer isso se souber antes que o erro pode acontecer. E se você souber também que a falha existe, pode se prevenir dela.

Basta então receber a mensagem polêmica, e depois que a notificação de texto é exibida, o iOS 13 fica bloqueado, impedindo que o usuário possa interagir com o sistema operacional. A tela fica bloqueada, tudo funciona com lentidão e não resta outra alternativa a não ser forçar a reinicialização do telefone.

 

 

A Apple já está sabendo que o erro existe, e afirma ter corrigido a falha. Porém, essa correção só está disponível na última versão beta da versão 13.4.5 do iOS. Ou seja, a maioria dos usuários terá que esperar pelo lançamento de uma atualização estável do sistema operacional, algo que não deve demorar para acontecer.

Mas você pode evitar que o bloqueio aconteça com o seu iPhone de forma bem simples: pause as notificações no seu telefone. Dessa forma, o smartphone não será bloqueado se um dos seus contatos decidir se vingar daquele dia que você não leu as mensagens no WhatsApp, enviando o SMS com os caracteres da polêmica.

 

 

Via Reddit, 9to5Mac, The Verge


Compartilhe