TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Evite esses erros para não ser hackeado | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Evite esses erros para não ser hackeado

Evite esses erros para não ser hackeado

Compartilhe

Todo mundo conhece alguém que já foi hackeado, ou que no mínimo teve o celular clonado ou a conta da rede social roubada. Infelizmente, isso está ficando mais comum do que o desejado, e acontece pelos mais diversos fatores.

Os dois principais motivos para um ataque hacker ser bem sucedido são:

Um número de piratas informáticos cada vez maior;

A grande maioria dos usuários são pouco cuidadosos na segurança de suas contas e dispositivos.

Por isso, a Agência de Cibersegurança e Segurança das Infraestruturas dos Estados Unidos (CISA) elaborou um catálogo de comportamentos que são considerados excepcionalmente perigosos que podem colocar em risco a segurança dos usuários.

E vale a pena você prestar atenção em cada um deles, já que são comportamentos que tangem especificamente aos usuários.

 

 

 

Uso da autenticação em um único passo

O uso da autenticação de múltiplos fatores ou em dois passos pode ajudar a bloquear mais de 99% dos ataques cibernéticos. Ou seja, o seu uso deveria ser mais do que obrigatório por parte do usuário, já que essa prática evitaria quase todos os roubos de contas e usurpações.

Mas… quem diz que a maioria dos usuários de internet faz isso? Preferem gastar milhares de reais colocando trancas inteligentes nas portas das casas, mas deixam uma senha de quatro dígitos para acesso do Facebook (e normalmente a senha é 1234).

 

 

 

Uso de senhas conhecidas, fixas ou padrão

Senhas padrão ou muito simples são perfeitas para os criminosos cibernéticos, pois são muito fáceis de serem descobertas. Além disso, as pessoas estão utilizando senhas que já foram violadas em outras oportunidades.

O ideal é usar senhas combinando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Reforça a segurança quando combinamos tudo isso com palavras aleatórias e totalmente retiradas de contexto.

 

 

 

Uso de software incompatível

Utilizar softwares que não são compatíveis com o sistema operacional ou programas obsoletos e desatualizados permitem que os criminosos cibernéticos explorem vulnerabilidades de segurança por conta da ausência de correções.

Por isso, é de vital importância manter os programas devidamente atualizados no seu computador ou smartphone, para não deixar brechas que podem ser exploradas. Isso pode resultar em roubo de dados sensíveis, e você não quer isso. Certo?


Compartilhe