Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | Estudo confirma que brasileiro aprovou o aplicativo Celular Seguro

Estudo confirma que brasileiro aprovou o aplicativo Celular Seguro

Compartilhe

Fato: o aplicativo Celular Seguro foi aprovado pelos usuários brasileiros, mesmo depois de todo o ruído que fizeram contra a adoção da solução criada pelo Governo Federal.

Uma pesquisa nacional realizada pelo Radar Febraban revela que o Celular Seguro recebeu 73% de aprovação entre usuários do aplicativo.

O estudo mostra que a maioria dos brasileiros aprova a solução, mas precisamos analisar com maior profundidade os dados do estudo para entender melhor como é essa fotografia dos usuários em relação ao app.

 

O estudo, em números

O aplicativo Celular Seguro é mais utilizado no Nordeste, que lidera a análise demográfica com 80%, seguido por Sudeste (71%), Centro-Oeste (70%), Sul (68%) e Norte (65%).

De um modo geral, a adesão do Celular Seguro é de mais da metade dos brasileiros, com um aumento lento e progressivo. O uso do app cresceu de 52% para 53% entre fevereiro e abril de 2024.

Existem alguns grupos específicos de usuários que demonstraram um maior potencial de adesão ao aplicativo. Por exemplo, 67% das pessoas com nível superior utilizam o software, e 64% dos usuários ganham acima de cinco salários-mínimos.

A conscientização sobre a importância do programa também aumentou nos últimos meses. O aplicativo está se tornando cada vez mais conhecido, já que a porcentagem de pessoas que conhecem a solução aumentou de 57% para 58% entre fevereiro e abril de 2024.

De forma óbvia e inversamente proporcional, o desconhecimento sobre o Celular Seguro está diminuindo (de 41% para 40% no mesmo período).

De um modo geral, o serviço é bem recebido em todas as faixas etárias, renda e escolaridade entre os brasileiros. Mas existem alguns grupos que demonstram um menor interesse no aplicativo.

E aqui, o perfil dos desinteressados no Celular Seguro é muito bem definido:

  • idosos (acima de 60 anos)
  • pessoas com baixa escolaridade (até o ensino fundamental)
  • renda familiar até 2 salários-mínimos
  • residentes na região Norte do país

 

O futuro do Celular Seguro

O Celular Seguro ainda tem uma margem de melhora que pode ser aplicada para expandir a popularidade do aplicativo entre os brasileiros.

Além do óbvio foco nos grupos com menor interesse, o serviço precisa ser adaptado para atender melhor às necessidades desses grupos.

Investir em campanhas de conscientização direcionadas para os grupos com menor conhecimento sobre o aplicativo é uma dessas estratégias.

A principal função do Celular Seguro é realizar o bloqueio imediato de dispositivos em caso de perda ou roubo. Diferente do que outros produtores de conteúdo disseminaram aos quatro ventos pela internet, o aplicativo não tem como objetivo impedir os roubos dos smartphones, mas ao menos desestimular o crime e permitir que o usuário tome medidas imediatas para reduzir as chances de danos maiores com os seus dados e sua privacidade.

O Celular Seguro é um aplicativo de segurança desenvolvido pelo Governo Federal, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Seu lançamento aconteceu em dezembro de 2023, e rapidamente o app se tornou o mais popular no Brasil logo após o seu lançamento.


Compartilhe