O primeiro episódio da temporada final de Game of Thrones é o grande assunto da semana nas redes sociais. O desespero dos fãs pela volta da série foi tamanho, que os serviços de streaming da HBO não aguentou em vários países. E, como é de costume, a série arrasou nos torrents. Mas assim como aconteceu com a audiência da TV, os números são inferiores ao que vimos nos últimos anos.

Os primeiros dados sobre os usuários que baixaram o episódio do último domingo (14) via torrent são estimados em mais de 120 mil usuários que estão compartilhando o arquivo de vídeo. E esse número é menos da metade (130 mil) que os registrados em 2015.

 

 

Não quebrou recordes no torrent porque existe o streaming ilegal

 

Antes da estreia desse episódio, o seu conteúdo vazou em vários portais online que mostravam o vídeo sem licença. Mesmo assim, o clássico torrent foi outra das vias para compartilhar e baixar o tão esperado episódio.

O número de compartilhamentos notavelmente menor do que o alcançado em 2015 ainda é um recorde, pois nunca foram feitos tantos downloads de um episódio de uma série em um período de tempo tão curto.

O principal motivo para a queda do número de torrents ativos para um episódio de Game of Thrones está na preferência dos usuários em acompanhar a série através de sites que oferecem esse mesmo conteúdo através de streaming sem licença. Dessa forma, ainda é possível assistir a série de graça, e sem precisar fazer o download de qualquer arquivo.

Também precisamos levar em consideração os esforços que a HBO apresentou para oferecer o seu conteúdo de forma legal e com a menor dependência possível da formalidade imposta pela TV por assinatura. Hoje, é possível assinar o HBO Go em separado, e assistir ao conteúdo dos canal pago com um valor consideravelmente menor e totalmente individualizado.

Por isso, mais uma vez, afirmo que a culpa para a decadência da TV a cabo não é do torrent. Se bem que, com tantos serviços de streaming (e a conta ficando cada vez mais cara), o torrent está voltando com força.

 

Via TorrentFreak