TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Este é o primeiro PS5 Slim da história | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | DIY (Faça Você Mesmo) | Este é o primeiro PS5 Slim da história

Este é o primeiro PS5 Slim da história

Compartilhe

Com os materiais adequados, conhecimentos eletrônicos e uma boa dose de imaginação, qualquer pessoa pode transformar um PlayStation 5 em um console minúsculo que cabe em qualquer lugar. O DIY Perks mostrou que isso é possível, em um vídeo sensacional.

É importante colocar a façanha em perspectiva: o PlayStation 5 é um dos consoles de videogame mais grandes fabricados pela Sony, com quase 40 centímetros de altura e 30 centímetros de largura. E a comunidade gamer espera o lançamento de sua versão Slim para não ter que comprar outro móvel na sala de casa.

Mas como a Sony não se agiliza sobre o assunto, só nos resta realizar a tarefa nós mesmos.

 

 

 

Como foi construído o primeiro PlayStation 5 Slim do mundo

Sem a solução dos problemas de estoque derivados da falta de semicondutores, a Sony não vai chegar perto de pensar em um PlayStation 5 Slim. Logo, o que você vai ver neste post é o mais próximo de um PS5 compacto que podemos ter a curto e médio prazos.

Nosso amigo Matt do canal do YouTube DIY Perks, entendeu que não podia mais esperar e criou o seu PlayStation 5 Slim, que mede apenas 20 mm de espessura, contra 92 mm do console original. Ou seja, um volume que é 78% menor, o que torna a tarefa um pouco mais complexa.

O PlayStation 5 Slim de Matt é apenas 5 mm mais espesso que a caixa de um aparelho de DVD tradicional (tá, eu sei que tem muita gente que não usa mais um DVD, mas é válido para a comparação).

Para alcançar o resultado desejado, Matt se livrou de todos os componentes que poderiam aumentar a espessura do PlayStation 5 original, indo da carcaça externa até os dissipadores. O único componente que permaneceu do console original foi a placa-mãe, por motivos óbvios.

O youtuber criou um bloco de água para refrigerar os componentes internos do console, além de uma caixa de cobre que custa mais cara que o PlayStation 5. Logo, é de se imaginar que o projeto só existe para a nossa apreciação, e a maioria dos usuários domésticos nem vai pensar em replicar o feito.

A fonte de alimentação original do PlayStation 5 foi substituída por outra que pudesse alimentar o videogame e o sistema de refrigeração de água. E todo o trabalho teve resultados bem-sucedidos, mas também muito peculiares.

 

 

 

Um PlayStation 5 Slim mais fino e mais frio

A primeira tentativa de Matt não deu certo, já que o console simplesmente se congelou durante os testes, se recusando a funcionar. Algo esperado, pois um dos objetivos do projeto era justamente reduzir as temperaturas de funcionamento do videogame.

Foi aqui que o seu circuito de refrigeração por água totalmente personalizado entrou em ação. Com essa solução, o console registrou 46 graus no SoC durante a execução do jogo Horizon Forbidden West. Uma vez que a sua sonda de temperatura não está dentro do chip, essa temperatura interna estimada foi de 65 graus.

No final das contas, quando comparado com o PlayStation 5 original, o modelo Slim de Matt entregou uma temperatura 13% menor no SoC, 45% menor na memória e 38% menor no VRM.

Então, Sony… anotou tudo direitinho? Então… vai lá e faz o PlayStation 5 Slim para a galera, vai…


Compartilhe