Esses emojis não são um insulto

Compartilhe

Se você achou que ofendeu alguém no WhatsApp por causa de um emoji mal interpretado, chegou a hora de eliminar esse sentimento de dúvida no seu coração. Nem sempre uma imagem quer dizer as mil palavras que elas aparentam, e conhecer o seu significado pode deixar a comunicação mais precisa e clara, evitando interpretações erradas por parte do receptor da mensagem.

É evidente que você pode ter o conhecimento do significado de alguns desses emojis indicados no post por conta do tempo de uso que você tem com os aplicativos de mensagens instantâneas. Mas nem todo mundo nasceu sabendo, e é melhor você usar esse post para explicar as figurinhas que sua avó está confundindo nas conversas do grupo de família.

Salve esse post nos seus favoritos, pois ele pode ser útil no futuro. Seja para esclarecer os mal entendidos ou para você se defender em eventuais processos judiciais.

 

 

 

Ah, as mãos nos emojis…

 

Cada emoji com gesto possui significados muito diferentes em algumas regiões do planeta, por conta das diferenças culturais que naturalmente existem entre os países. Porém, mesmo assim, as imagens contam com significados bem específicos.

Os itens abaixo estão com os seus significados indicados na Emojipedia, que é para eliminar qualquer tipo de dúvida sobre a forma correta que as figuras devem ser interpretadas.

Vamos lá.

 

👌 – Isso aqui representa “OK”, “Tudo Bem”, “Tudo certo / correto / bom”. É o número 9 na linguagem de sinais. Porém, em algumas culturas da Europa, Oriente Médio e América do Sul, pode ser considerado como uma ofensa. Também pode ser utilizado como símbolo da supremacia branca, dependendo do contexto aplicado.

🖖 – É a saudação Vulcano ou Saudação de Spock, de Star Trek. É apenas uma saudação nerd em particular.

🤏 – Indicado para sugerir que algo é pequeno ou em pequenas quantidades. Porém, na verdade, é a “mão com pinça”, o que permite o uso em outras situações.

✌️ – Conhecido como o símbolo da paz, mas tradicionalmente chamado de Mão da Vitória ou V da Vitória. O contrário desse símbolo é considerado um gesto ofensivo na cultura britânica (e o contrário desse gesto é mesmo levantar o dedo médio).

🤙 – Indica o sinal do telefone. Pode ser usado junto ao rosto para mostrar que você quer que a outra pessoa telefone. Não confundir com o sinal de chifre, que tem um gesto similar com uma orientação totalmente diferente.

👊 – Gesto que indica que você vai bater em alguém ou para bater em alguém. Sempre é mostrado com a mão direita. Em alguns países, é uma saudação entre os homens.

🙌 – Celebra o sucesso de alguém ou outro evento alegre. É um gesto de comemoração ou celebração.

🤞 – Usado normalmente para indicar sorte ou para mostrar o desejo e/ou torcida para um resultado favorável. Tem um dedo adicional nos dispositivos da Samsung.

🙏 – Na cultura japonesa, serve para dizer por favor ou muito obrigado. Um uso alternativo comum desse emoji é para rezar, ou para indicar as mãos rezando. Uma versão anterior desse emoji mostrava uma explosão de luz amarela atrás das mãos no iOS. Uma vez, o Android mostrou uma gota com os olhos fechados e as mãos juntas.

 

 

Via Emojipedia


Compartilhe