TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Esse é o Surface Duo Mini da Microsoft (que nunca foi) | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | Esse é o Surface Duo Mini da Microsoft (que nunca foi)

Esse é o Surface Duo Mini da Microsoft (que nunca foi)

Compartilhe

O Surface Duo Mini foi um dos dispositivos que a Microsoft experimentou lançar no mercado, mas isso jamais aconteceu. Agora, uma unidade desse gadget apareceu no eBay, com as imagens que aparecem neste post.

O dispositivo recebeu o nome de código Chronos, e seria uma versão mais econômica do Surface Duo 2. Ele deveria chegar ao mercado no final de 2022, mas foi cancelado para que a Microsoft pudesse investir recursos na nova geração do dispositivo dobrável para 2023.

Vamos então conhecer o que é possível sobre esse Surface Duo Mini da Microsoft.

 

 

 

Surface Duo Mini: as principais características (que conhecemos)

A Microsoft reduziu drasticamente as características técnicas do Surface Duo Mini para que ele fosse mais barato.

A prova disso é a sua carcaça em policarbonato (contra o magnésio normalmente presente nos demais modelos da linha Surface). Além disso, ele contava com uma borda de câmera menor e design mais arredondado, com telas planas.

Seu processador era um Snapdragon sem suporte para as redes 5G, e o sistema operacional era mesmo o Android (e nada de Windows Mobile por aqui, saudosistas).

Do mais não existem maiores informações sobre o Surface Duo Mini, nem mesmo relatos sobre o seu desempenho.

Logo, não dá para mensurar se o produto poderia ou não vencer no mercado de dispositivos portáteis. Se ele conseguisse conquistar o público que não queria pagar muito por um dispositivo com essas características, talvez ele pudesse prevalecer.

Mas o preço continua a ser um problema a ser superado por todos os fabricantes de telefones com essa proposta de design.

 

 

 

Telefones dobráveis ainda custam muito caro

O grande desafio aqui era reduzir o preço do produto a todo custo, e esse tem ainda está pendente em todos os fabricantes.

Muito provavelmente a Microsoft concluiu que ainda não era possível oferecer um telefone dobrável de baixo custo, e abandonou o projeto do Surface Duo Mini para melhorar os modelos que já estavam desenvolvidos.

Apesar do design fantástico e bem recebido pelo mercado, os telefones dobráveis ainda esbarram no preço elevado.

A Samsung domina por completo o segmento, com dois modelos com propostas diferentes. O Galaxy ZFold 4 é, de forma indiscutível, o melhor smartphone dobrável do mercado, e vai receber uma nova versão (acompanhada de outros modelos com design diferente) em agosto.

Aqui, a promessa da Samsung é reduzir os preços dos seus telefones dobráveis. Até porque os coreanos já podem prever uma competição pesada no segmento, pois a Apple certamente pensa em oferecer um telefone com esse design a médio prazo.

Mesmo porque a Apple não quer deixar que a Samsung monopolize um segmento com um novo formato de tela (dobrável ou dupla) que pode alcançar vendas em massa quando o problema do alto custo de fabricação for superado.

Não podemos nos esquecer que estamos diante de uma nova geração de consumidores que, aos poucos, estão aderindo ao formato de telas dobráveis. E certamente todos os fabricantes do setor de telefonia móvel estão observando para esse movimento.

O Surface Duo Mini poderia muito bem ser um modelo de entrada para alcançar o grande público consumidor, mas seu desenvolvimento ficou pelo caminho. Mas não podemos descartar a possibilidade da Microsoft se manter neste segmento e lançar dispositivos com tela dupla ou dobrável de baixo custo no futuro.

A tendência, ao que tudo indica, é essa.


Compartilhe