Compartilhe

O Facebook atualizou o seu logo, em um esforço para fazer com que todos vejam a sua marca de forma mais clara e com maior distinção entre a empresa em si e do aplicativo da rede social.

Desse modo, estão confirmados os rumores que o Instagram adicionaria o “by Facebook” ao seu nome, de modo que essa mudança estaria materializada nos aplicativos que nesse momento estão nas lojas da Apple como do Google.

Além é claro de reforçar a marca Facebook nos concorrentes diretos, aumentando a visibilidade orgânica na rede e fazendo a marca presente em locais onde essa marca ainda não estava com uma referência clara.

 

 

Assim é o novo logo do Facebook

 

 

O novo logo muda de tipografia, e passa a ser dinâmico com as cores, permitindo que o logo se adapte a outros aplicativos pertencentes ao Facebook, ou seja, WhatsApp e Instagram.

Depois de 15 anos, a empresa Facebook, que começou como um aplicativo de rede social como outro qualquer, agora oferece um conjunto de produtos. Isso exige uma atualização do branding para deixar claro que a marca Facebook vai muito além do próprio Facebook.

Vejamos: Facebook, Messenger, Instagram, WhatsApp, Oculus, Workplace, Portal e Calibra. Aqui, fica claro o dinamismo nas cores do novo logo, que vai mudando de cor conforme o aplicativo escolhido.

Um bom exemplo do que estamos falando é com o Instagram. Quando você abre esse aplicativo, ele já mostra o “by Facebook”, que está ainda mais presente, com as cores primárias do aplicativo (tons rosa e amarelo), com a ajuda da paleta dinâmica do logo.

 

 

Ao longo de todo esse tempo, a empresa sempre utilizou uma marca denominativa em sua rede social, para assim poder representar a empresa e todo o seu conjunto. Porém, depois de 15 anos, o Facebook hoje é muito maior e expansivo, e mudanças na sua identidade visual são necessárias.

A estratégia do Facebook é acertada. O reforço que a marca pode ter com o novo branding é significativo. Sem falar que tudo o que Mark Zuckerberg quer é que as pessoas e o mercado conheçam uma nova cara do Facebook depois de todos os escândalos da Cambridge Analytica.

Quem sabe essa mudança de logo pode ajudar.

As mudanças começam a se fazer presente nos aplicativos do Facebook “nas próximas semanas”.

 

Via Facebook


Compartilhe