TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Essa forma de carregar o seu smartphone está matando o dispositivo lentamente | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Essa forma de carregar o seu smartphone está matando o dispositivo lentamente

Essa forma de carregar o seu smartphone está matando o dispositivo lentamente

Compartilhe

Muitos usuários não desconfiam que eles mesmos são os principais responsáveis pela morte lenta e dolorosa de milhões de smartphones ao redor do mundo. E uma simples atitude pode resultar nesse processo lento e gradativo.

Eu sei que pode ser angustiante ficar algum tempo longe do smartphone enquanto o dispositivo recarrega a sua bateria. Porém, é o melhor a ser feito, já que você deixa os seus componentes internos descansando durante o processo.

Mas existe um ato que pode ser muito pior do que qualquer outro para o pobre telefone, sendo este capaz de acelerar o processo de falecimento da autonomia de uso do dispositivo. E precisamos ter uma conversa séria sobre esse comportamento amplamente adotado por um grande grupo de usuários.

 

Jogar durante a recarga pode acabar com o seu telefone

Eu nem precisava entrar em muitos detalhes sobre isso, mas qualquer pessoa que já jogou enquanto carrega a bateria do smartphone pode comprovar como a temperatura do dispositivo aumenta de forma considerável durante o processo.

Isso acontece porque o dispositivo vai fazer um esforço muito maior para realizar vários procedimentos ao mesmo tempo, o que resulta em um inevitável superaquecimento do dispositivo. E manter o telefone com elevadas temperaturas pode acabar com a integridade dos seus componentes internos.

Jogos são sempre mais exigentes, e demandam mais recursos que acabam forçando o hardware do telefone por natureza. E esse esforço adicional faz com que as temperaturas internas do dispositivo se elevem naturalmente.

Agora, imagine o aumento de temperatura por conta do jogo em execução somado com o superaquecimento natural do procedimento de recarga de bateria, e temos o segredo do fracasso mais do que consolidado.

Os riscos são maiores quando o smartphone é mais velho ou conta com poucos recursos de hardware, e o cenário pode piorar em um país tropical como o Brasil, que tem um verão intenso em todas as regiões.

Por tudo isso, a melhor coisa que você pode fazer para cuidar do telefone como um todo é deixar o dispositivo descansando durante o procedimento de recarga de bateria. Esperar um pouco para voltar a usar o smartphone é a melhor solução. Ou pelo menos é muito melhor do que ser obrigado a investir dinheiro em um produto novo.

Outra alternativa é pagar para ter um novo Galaxy S23 da Samsung, que entrega uma alternativa bem interessante para contornar a questão.

 

A Samsung tem uma alternativa

Os novos smartphones da série Galaxy S23 da Samsung contam com um recurso que está chegando em outros telefones da marca sul-coreana, que ajuda a preservar a integridade da bateria e dos componentes internos do dispositivo durante os jogos de videogames.

O recurso USB Power Delivery está disponível no menu Game Booster dos dispositivos Samsung, e permite que o smartphone receba a energia suficiente para funcionar durante as atividades de jogos eletrônicos sem utilizar a energia que está disponível na bateria do telefone.

Dessa forma, a energia da bateria do dispositivo se mantém estável, e o usuário pode jogar no smartphone sem maiores problemas, evitando o esgotamento da energia interna, ao mesmo tempo que evita o superaquecimento, já que a energia durante os jogos vem direto da porta USB do carregador.

Pode ser uma solução interessante na teoria, mas não sabemos se na prática a Samsung consegue evitar por completo o superaquecimento do smartphone durante os jogos. É preciso levar em consideração que a atividade gaming em si faz com que alguns componentes internos sejam mais exigidos, e isso gera um aumento de temperatura no dispositivo de qualquer forma.

Mesmo assim, é uma alternativa que parece ser melhor e mais racional do que deixar o telefone carregando durante os jogos, transformando o dispositivo em uma bola de calor que destrói a integridade de seus componentes internos.


Compartilhe