A Baidu, que é considerada a ‘Google chinesa’ vai lançar no final do ano a DuBike, uma bicicleta inteligente e motorizada, que conta com diversos sensores para uma experiência única sobre rodas.
O veículo foi idealizado pela Baidu em parceria com o departamento de design da Universidade de Tsinghua. A bicicleta será capaz de registrar informações sobre o ritmo de pedalada, frequência cardíaca e até a pressão que os pés exercem sobre os pedais, entre outros. Tudo isso é transmitido ao smartphone via Bluetooth (através de um aplicativo exclusivo), onde o usuário poderá ter o registro diário desses parâmetros.
Com essa informação, você não só tem estatísticas sobre sua saúde e atividades, mas contara com um mapa de sua posição (via GPS), registrando assim seus passeios e recebendo recomendações de rotas ou programas de treinamento, através das redes sociais.
A DuBike conta com um sistema integrado, que converte energia cinética em energia elétrica, que vai servir para alimentar os sensores e ativar os seus LEDs para passeios noturnos, além de recarregar o seu smartphone (ou outro gadget que você leva durante o passeio).
O Institute of Deep Learning (IDL) – departamento de pesquisa e desenvolvimento da Baidu – apresentou no mês passado na China uma espécie de sistema operacional para bicicletas inteligentes, que pode criar mapas, programas de treinamento e outras especificações com a ajuda de outras fontes. A ideia é que este sistema seja implantado na DuBike, e se tudo der certo, eles devem compartilhar essa tecnologia com outros fabricantes.
Por enquanto, não há maiores informações sobre a bicicleta, e as chances desse produto aparecer fora da Ásia são bem escassas. Mas… quem sabe no futuro a médio prazo? Sonhar não custa nada, não é mesmo?