Não dá para agradar a todos, e não dá para acertar sempre. E a Apple às vezes se esforça em realmente falhar nos dois pontos.
O iOS 18 é uma realidade. Entregou várias novidades para o sistema operacional, possui pontos de personalização interessantes e outras que são pura perfumaria. De um modo geral, é um “mais do mesmo”, e as novidades pouco mudaram a cotação do dólar.
Com exceção de uma mudança, que é a mais odiada pelos usuários mais puristas e conservadores: o novo aplicativo de Fotos, ou Galeria de Fotos.
Para muitas pessoas, a Apple estragou tudo nesse app.
Por que o Fotos no iOS 18 retrocedeu
A Apple prometeu na WWDC 2024 que o aplicativo de Fotos receberia “a maior mudança de todos os tempos”. O problema é que algumas pessoas entenderam que o “mudar” foi, na prática, um “retroceder”.
A nova interface, com uma única página e rolagem infinita, tornou a busca por fotos menos intuitiva e eficiente em comparação com a versão anterior, que tinha abas claras e distintas.
Para alguns usuários, a busca de fotos no aplicativo virou uma grande bagunça. Ficou tão ruim, que agora é preciso um tutorial para reaprender como usar o app.
Inovar demais atrapalha, dona Apple…
A ausência de um botão para “Todas as fotos” dificulta a visualização completa do acervo, e a organização automática por tópicos pode não atender às necessidades de todos os usuários.
Antes, você tinha abas que permitia aos usuários selecionar aquilo que ele queria fazer dentro do Fotos. Agora, tudo está mesclado em uma proposta de interface de página única, no estilo do Google Fotos.
E, mesmo assim, a Apple não conseguiu copiar o Google neste caso, pois até o Google Fotos permite a realização de tarefas a partir de categorias de busca ou ação.
A nova interface do Fotos oferece poucas opções de personalização, limitando a capacidade do usuário de adaptar o aplicativo às suas próprias necessidades.
Isso vai na contramão das mudanças que a própria Apple está fazendo no iOS nos últimos anos, permitindo uma maior capacidade de customização do sistema operacional para o usuário.
O iOS 18 é uma evidência clara do que estou falando. Poder customizar a Central de Controle e as cores dos ícones mostram que a Apple está interessada em atender o desejo dos usuários em permitir que cada um tenha um iPhone do seu jeito.
Porém, a tentativa de simplificar o aplicativo resultou em uma interface mais complexa e confusa, com redundâncias e funcionalidades pouco práticas, e tirando o poder do usuário em deixar tudo organizado e acessível para o seu dia a dia.
É o tipo de mudança que não atende a nenhum dos perfis de usuários que o iPhone possui hoje.
Para os usuários mais leigos, a mudança pode resultar em um app confuso e menos intuitivo para localizar as fotos, o que é um enorme problema para a maioria dos proprietários do iPhone.
E para aqueles que utilizam o aplicativo para fins profissionais, como fotógrafos, blogueiros e vloggers, as mudanças tornaram o fluxo de trabalho mais lento e menos eficiente.
Isso se explica porque aquele usuário que precisa da imagem rapidamente vai gastar mais tempo para localizar uma imagem em específico.
Pense naquela pessoa que tem mais de 10 mil fotos salvas no iCloud ou no próprio iPhone sendo obrigado a localizar a imagem sem um simples toque de categoria para simplificar a sua vida.
Um app ainda problemático
Além dos problemas de interface, o aplicativo ainda apresenta problemas de desempenho e instabilidade, o que causa ainda mais irritação com quem está mais do que acostumado com o nível de excelência e simplicidade dos softwares da Apple.
Tudo o que o Fotos está entregando dá a entender que a Apple simplesmente ignorou os hábitos e as expectativas dos usuários ao realizar mudanças tão drásticas na interface do aplicativo.
Não pensou na usabilidade dos diferentes grupos em aplicativos de fotografia, e aparentemente ignorou o feedback dos proprietários do iPhone em relação ao que já estava acostumado a encontrar no iOS neste aspecto.
Tudo bem, eu sei que é um grande problema para qualquer empresa reimaginar um aplicativo popular, e que toda mudança sempre gera uma certa dose de polêmica.
E eu entendo perfeitamente que o Fotos pode funcionar melhor quando o Apple Intelligence desembarcar no iOS 18 (nos modelos do iPhone que são compatíveis com a IA).
Mesmo assim…
Este seria realmente o caso de mexer no time que estava ganhando?
E para os modelos do iPhone que não vão receber a ajuda da Inteligência Artificial para localizar as fotos de forma mais eficiente? Ficam abandonados em uma bagunça patrocinada pela Apple?
Muitas perguntas que a Apple terá que responder com o tempo.