Compartilhe

Já mostramos aqui no blog como você pode alterar o código PIN que protege o cartão SIM no iOS (iPhone ou iPad). Esse código é importante para proteger o seu dispositivo em caso de perda ou roubo. Pelo menos dessa forma o alheio não pode utilizar o pacote de dados ou as chamadas do dispositivo.

Porém, e se você não tem o código PIN e precisa recuperar o acesso à linha e aos dados? Você pode precisar realizar alguma alteração pontual de cadastro de número em um novo telefone ou tablet com iOS? O que fazer?

O PUK é a solução!

 

 

Use o PUK em caso de perda do código PIN

 

 

O PUK é um código que é adicionado em todos os SIM cards, e serve para desbloquear o PIN do nosso SIM, caso você erre por mais de três vezes o código ou simplesmente não se lembra dessa numeração. É um código adicional, que acompanha o próprio SIM card. Quase nunca ele é utilizado, mas é importante guardar bem esse código, caso você necessite dele algum dia.

As operadoras podem fornecer esse código no próprio cartão onde é vendido o chip. Normalmente ele fica oculto, e basta você raspar no local indicado no próprio cartão para que o número apareça. Porém, você pode ligar para a sua operadora e solicitar o código PUK.

Porém, atenção: esse código PUK pode se esgotar, e nesse caso, a única coisa que você pode fazer é solicitar um novo cartão SIM, o que quer dizer “dores de cabeça adicionais”.

Repetindo: o PUK não é uma opção que utilizamos todos os dias. Aliás, nem mesmo a mudança de PIN no smartphone é algo que precisamos fazer sempre. Mas é importante saber como você pode realizar essa configuração. Mas é importante deixar claro que errar o código PIN pode bloquear a linha e o telefone.

Use todas as dicas com moderação.


Compartilhe