Escobar Fold 2 é uma fraude! É o Galaxy Fold com adesivo! | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Escobar Fold 2 é uma fraude! É o Galaxy Fold com adesivo! | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notícias | Escobar Fold 2 é uma fraude! É o Galaxy Fold com adesivo!

Escobar Fold 2 é uma fraude! É o Galaxy Fold com adesivo!

Compartilhe

Falando sério? Isso aqui nem chega a ser uma surpresa. Pois vivemos em um mundo onde não existem milagres.

Marques Brownlee (aka MKBHD) é um dos youtubers do segmento de tecnologia mais conhecidos e relevantes do planeta. Boa parte do seu sucesso está no fato dele ser muito crítico e sensato em seus reviews. Pois bem, ele subiu um vídeo de análise do Escobar Fold 2, que se transformou em uma verdadeira denúncia de fraude, recheado de um esquema para impulsionar artificialmente a imagem do produto.

E para quem está nesse meio de produção de conteúdos de tecnologia sabe muito bem que o esquema não é nenhuma novidade. Acontece por anos. E não precisa ser nenhuma marca do irmão do Pablo Escobar para fazer isso: tem várias marcas do segmento de tecnologia no Brasil que fazem algo semelhante ao priorizar apenas os importantes produtores de conteúdo de tecnologia.

 

 

 

Se você não é um youtuber importante, esquece!

 

 

O irmão biológico do famoso narcotraficante colombiano Pablo Escobar é o responsável pela empresa que apresentou em dezembro de 2019 o Escobar Fold (que, na época do seu lançamento, tinha a audaciosa promessa de “acabar com a Apple”) e o Escobar Fold 2, apresentado ao mundo no começo do mês passado.

No segundo modelo, todo mundo entendeu que era um clone do Galaxy Fold. Porém o que Marques mostra no vídeo é que, na prática, o telefone colombiano é um Galaxy Fold de verdade (o modelo da primeira geração, todo problemático), mas revestido por uma skin adesiva que ocultava a marca Samsung gravada na carcaça do dispositivo. Uma simples navalha retirou o adesivo e revelou a sua verdadeira identidade.

 

 

O youtuber confessa que, em muitas oportunidades, ele compra os dispositivos para fazer os reviews (algo muito válido, pois aumenta o nível de isenção da análise), algo que ele fez tanto para o Escobar Fold como para o Escobar Fold 2. Ele chegou a pedir para a empresa os telefones para testes, mas nunca recebeu o item, o que levantou as suspeitas de fraude para os produtos.

 

 

 

 

O site do produto era suspeito e os vídeos promocionais do smartphone não ajudavam a ter uma percepção de uma empresa séria. MKBHD não recebeu o Escobar Fold pelo qual pagou, mas foi surpreendido por um e-mail do fabricante oferecendo o Escobar Fold 2 para testes, com a exigência de publicação de um vídeo (sim ou sim) sobre o produto. Marques recusou a oferta.

 

 

 

 

Porém, o hype do Escobar Fold era enorme (ele custava US$ 399, enquanto que o Galaxy Fold custa mais de US$ 1.800). Então, Marques decidiu comprar o segundo telefone… que ele não recebeu também. Então, não restou outra alternativa a não ser denunciar o que estava acontecendo no Twitter.

 

 

 

 

Naquele momento, outros youtubers que produzem reviews de tecnologia estavam recebendo as suas unidades do Escobar Fold 2, e enviaram vídeos com as primeiras impressões do produto. De forma curiosa, horas depois de fazer a denúncia no Twitter, MKHBD recebeu a sua unidade do dispositivo em casa.

 

 

 

Reclamações e desconfianças que só aumentam

 

 

Vários youtubers estão alegando que não receberam suas unidades do Escobar Fold 2 (reforço que nenhum deles pediu o telefone para empréstimo, mas sim compraram e pagaram por ele), e reforçam que a empresa só começou a responder quando foram publicados vídeos com a denúncia da prática. Outros youtubers alegam que apenas os grandes produtores de conteúdo estão recebendo o telefone, afirmando que a empresa está aplicando um golpe em todo mundo.

 

 

 

 

Por outro lado, o Unbox Therapy, outro relevante canal tech do YouTube, publicou o seu unboxing do Escobar Fold 2 em 20 de fevereiro. Em nenhum momento a skin do telefone foi retirada, nem mesmo teve dúvidas ou suspeitas sobre um dispositivo como esse custar tão barato. E muitos acusam que esse vídeo estava com um tom de publieditorial, e não de um unboxing espontâneo e legítimo.

 

 

 

 

Marques acusa que estamos diante de um golpe muito bem orquestrado, onde o fabricante usa os grandes youtubers para mostrar o produto com uma imagem mais positiva, e que quem paga pelo dispositivo acaba não recebendo o produto.

Diante da polêmica estabelecida, o Unbox Theraphy tentou tirar o corpo fora da situação e adicionou um disclaimenr no vídeo, afirmando que “este é um produto incomum de um lugar incomum. Há mais perguntas do que respostas. Procedam com cuidado”. Já outros youtubers que receberam o Escobar Phone 2 comentam que não estão associados com o fabricante de forma alguma, e que não receberam dinheiro para a produção do vídeo.

Dinheiro não… mas o produto em si sem pagar nada? Com certeza!

Tudo isso reforça o velho ditado: “quando a esmola é demais, desconfie”. Use lupas para ver os reviews na internet quando os produtos são desconhecidos, e acompanhe os youtubers que procuram fazer um trabalho mais imparcial e autêntico, sem a influência dos fabricantes.


Compartilhe