Compartilhe

As redes sociais podem ser aliadas ou inimigas de qualquer pessoa, e jogam especialmente contra quando ficamos expostos para milhões de pessoas com o nosso conteúdo. A versão do Instagram para influenciadores digitais ainda não é uma realidade, o que deixa a porta aberta para outras alternativas monetizáveis, mais privadas e com menor controle algorítmico no feed.

O EscapeX é um claro exemplo disso. É uma plataforma que recebe conteúdos diários de mais de 350 celebridades, e o número de influencers não para de crescer. No que esse serviço aposta? Na privacidade, em ser uma via de escape contra o algoritmo do Instagram e, obviamente, dinheiro.

 

 

EscapeX, o refúgio das celebridades

 

 

O EscapeX oferece aplicativos individualizados para os artistas. A lista de celebridades que apostam nessa rede social temos nomes como Jeremy Renner Alexander Ludwig e outros. Astros com milhões de seguidores que publicam conteúdos em seu próprio aplicativo, que só pode ser acessado mediante pagamento prévio de uma assinatura.

Não depender do algoritmo do Instagram, monetizar de forma imediata o conteúdo, controle sobre o aplicativo… é o paraíso perfeito para os influenciadores, que garantem que o seu conteúdo vai mesmo chegar para a sua base de fãs. Além disso, o senso de comunidade é maior do que o da rede social de fotos do Facebook, onde você é apenas mais uma pessoa. No EscapeX, o aplicativo é seu, são os seus fãs, e você é pago para publicar conteúdos na plataforma.

Os aplicativos da plataforma, combinados, já recebem mais de 20 milhões de usuários. Nos Estados Unidos, 12% de usuários pagam uma média de US$ 6/mês, e os astros encontraram no app um local seguro para interagir com a sua audiência de forma mais íntima, em um círculo muito maias reduzido e próximo.

Agora… por que os usuários pagam por conteúdos que poderiam ver de graça no Instagram?

 

 

Tudo se resume no conceito de pagar para acessar um clube ou comunidade onde os usuários se sentem integrados ao meio. Lá, os fãs podem comentar, favoritar, republicar a postagem e até publicar o seu conteúdo na Fanfeed, acessando os perfis de usuários assinantes da plataforma.

E as duas pontas parecem ganhar com isso.

Os apps do EscapeX são bem planejados. Quanto mais você usa, mais recompensas obtém. E se você não obtém recompensas por falta de tempo, sempre é possível comprar as recompensas. Você pode ganhar ou comprar pontos, que podem ser utilizados para destacar comentários que o artista em questão pode ver primeiro. Há um ranking de fãs cujas posições são escaladas interagindo cada vez mais com o aplicativo.

É um ciclo de uso e recompensas típico das redes sociais, que transforma esses apps em uma ferramenta de fidelização e monetização de usuários.

 

Via Fast Company


Compartilhe