Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Endereços IP: o que são, como funcionam e como descobrir o seu

Endereços IP: o que são, como funcionam e como descobrir o seu

Compartilhe

A China e a Huawei quer uma internet diferente, mudando a forma em como são construídos os endereços de IP (Internet Protocol) e como esses endereços são trabalhados. Então, parece ser uma boa hora para explicar como esses endereços funcionam. Alguns IPs existem desde o início da internet.

Esse é o identificador de cada dispositivo conectado na internet, e é diferente do número MAC, que é o identificador próprio de um dispositivo em específico, mesmo quando esse dispositivo está desconectado.

Tá. Vou começar a explicar melhor tudo isso.

 

 

 

O que é um endereço IP?

 

 

Repetindo: um endereço IP é um identificador de cada dispositivo conectado na internet naquele momento. Esse identificador pode variar no caso de IPs variáveis, ou pode ser permanente nos caso dos IPs fixos. Com ele, qualquer dispositivo é permanentemente identificado durante a navegação na internet.

Esse identificador é obrigatório, e não é possível navegar na internet sem esse endereço, pois todos os sites e aplicativos conectados enviam dados de um IP (o seu) para outro IP (o nosso). O servidor precisa saber para qual dispositivo deve enviar a página que estamos querendo acessar. Por isso, os endereços IP não podem se repetir, e são construídos de forma que compõem um caminho por onde o dado localiza o nosso dispositivo (smartphone, tablet, computador, TV, lâmpada conectada, etc) no grande universo de dispositivos existentes no planeta.

São dois grandes grupos de IP: os IPs públicos e os IPs privados.

Os públicos são endereços que nos associam ao nosso provedor de internet, e permite a nossa navegação na internet. Já os IPs privados ficam associados ao nosso roteador e outros dispositivos, identificando cada um deles para que os dados se encontrem, e não necessariamente serve para a navegação na internet.

 

 

 

Como se constrói um endereço IP

 

 

Um endereço IP é composto por quatro blocos de três dígitos separados por um ponto entre si. Por isso, recebem o nome IPv4 (em contraposição ao mais moderno IPv6). Tais endereços são de 32 bits, e permitem até 2^32 combinações, que permitem 4.294.967.296 endereços, ou mais de 4 bilhões de dispositivos conectados.

Os endereços são construídos nesses quatro blocos que, por sua vez, contam com regra própria: são números de três dígitos, que vão do 0 a 255. Ou seja, até 256 endereços por bloco que, ao ser traduzido para a numeração hexadecimal, vão de 00 ao FF, ou do zero absoluto ao branco absoluto.

Nesses quatro blocos, os três primeiros constituem as diferentes capas de rede que estamos conectados, enquanto que o último é associado ao nosso dispositivo. Exemplo: em um IP 230.143.089.001, o seu dispositivo é o número 1 da rede 230.143.089. Como a rede se constrói por capas, a estrutura será a seguinte (usando o mesmo exemplo):

 

230. Identificador da rede principal.
143. Identificador da primeira sub-rede.
089. Identificador da segunda sub-rede.
001. Identificador do nosso dispositivo na rede geral.

 

Porém, esse esquema vale apenas para as redes de classe C, pois existem outras duas categorias de redes IP que ficam da seguinte forma:

 

Classe A: Rede.Dispositivo.Dispositivo.Dispositivo
Classe B: Rede.Rede.Dispositivo.Dispositivo
Classe C: Rede.Rede.Rede.Dispositivo

 

O motivo para isso é que existem redes na internet tão complexas que os próprios dispositivos precisam se posicionar em hierarquias, onde cada um tem as suas próprias regras. Para o nosso entendimento, nos interessa as redes da Classe C, que afetam os nossos dispositivos domésticos e gadgets conectados.

 

 

 

É possível conhecer meu endereço de IP público?

 

O IP privado tem um formato similar ao 192.168.0.1, pois as redes 192 são reservadas para essa finalidade. Porém, quando estamos na internet, o nosso dispositivo fica associado a um IP público, que é bem mais fácil de ser localizado.

Sites na internet como o WhatsMyIP.com mostram qual é o seu IP público associado ao seu equipamento naquele momento. E digo isso porque as redes podem ser variáveis. Logo cada sessão de navegação (quando nos conectamos à internet) fica associada a um IP público que pode mudar na próxima conexão.


Compartilhe