Emperion Nebulus, o smartphone para os órfãos do Windows Phone | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Emperion Nebulus, o smartphone para os órfãos do Windows Phone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Smartphones | Emperion Nebulus, o smartphone para os órfãos do Windows Phone

Emperion Nebulus, o smartphone para os órfãos do Windows Phone

Compartilhe

As viúvas do Windows Phone existem, e estão espalhadas pelo mundo. Muitos usuários desse sistema operacional não se conformam com o seu fim, e até eu reconheço que o software era bom. Foi a Microsoft que comeu bola nesse caso.

Mas parece que apareceu uma forma de acalmar os corações desses saudosistas. O Emperion Nebulus é um smartphone que se destaca por ser o primeiro com Windows 10 sobre ARM, pensado nos órfãos do Windows Mobile/Phone diante do fiasco das operações com a Nokia.

Quando a Microsoft apresentou o Surface Duo em 2019, um grupo de usuários frustrados pelo fato do dispositivo contar com o Android assinaram uma petição no Change.org, pedindo que a Microsoft lançasse o dispositivo com Windows 10X, cumprindo assim o que prometeu por anos (quando a Microsoft voltasse ao mercado de smartphones, lançaria um telefone inteligente com Windows).

Obviamente, a Microsoft nem respondeu, e é muito provável que tão já não responda. A empresa aposta forte no Android para entregar os seus próprios apps, com um launcher póprio, serviços ou softwares específicos, que vão muito bem na Play Store.

 

 

 

O que é (e o que não é) o Emperion Nebulus

 

 

A Emperium é uma empresa britânica que decidiu colocar o Windows 10 via ARM em um smartphone com processador Snapdragon 845 com overclock e uma interface personalizada. O modelo terá suporte para cartões microSD de até 2 TB, conectividade USB-C que permite a execução do Windows em modo completo em monitores, no melhor estilo DeX da Samsung. Sem falar que o dispositivo pode rodar apps Android. É esperado que o Emperion Nebulus chegue ao mercado sem SIM card e seja desbloqueado online.

Este Windows 10 com ARM estreou nos notebooks com processadores da Qualcomm e pode parecer uma boa ideia ao ser utilizado nos smartphones, mas possui algumas limitações que precisam ser lembrados aos interessados, e não dá para saber como que o Emperion Nebulus vai contornar esses problemas.

Para começar, o Windows 10 com ARM não possui capacidades nativas de telefonia, e isso pode indicar que o dispositivo teria que depender de tecnologias VoIP para as funcionalidades de telefonia (lembra que eu disse que ele não tem SIM card e que o seu desbloqueio vai acontecer online?). Mesmo assim, a sua capacidade em executar os aplicativos do Android é algo imprescindível para o seu sucesso, uma vez que o Windows não conta com muitos aplicativos e jogos pensados para os dispositivos móveis.

Por outro lado, a Emperion informa que a própria Microsoft ajudou a empresa no desenvolvimento do Emperion Nebulus, o que pode indicar que os problemas que acabamos de levantar foram solucionados de alguma forma. Seu preço ou disponibilidade não foram revelados, aumentando assim a ansiedade dos mais interessados.

Por outro lado, o projeto possui limitações de suporte, e pode não ter alcance suficiente para abrir uma nova alternativa em relação ao Android e iOS. Mesmo assim, o Emperion Nebulus pode marcar o caminho que grandes fabricantes devem seguir para voltar a apostar no Windows para os smartphones.

Para isso, a Microsoft obrigatoriamente teria que preparar um novo Windows Mobile, além de apostar nos fabricantes como sempre fez no escritório informático. Algo que a empresa renunciou quando comprou a Nokia.

 

 

Via Emperion, Windows Central


Compartilhe