Compartilhe

2019 foi o ano em que os smartphones dobráveis deram as caras. A Samsung lançou o seu Galaxy Fold (teve alguns contratempos, mas o produto chegou ao mercado), e a Huawei fez o mesmo com o Mate X, que só foi lançado na China. Já a Motorola apresentou o Razr, dispositivo de linha média com tela dobrável na vertical.

Os dobráveis, ao lado do 5G, são as tendências para 2020. Logo, não será estranho ver na MWC 2020 uma nova leva de dispositivos com essas características, sendo que a Samsung vai apostar em uma variante com o dobrável na vertical, no melhor estilo Razr.

 

 

Mais dobráveis, com diferentes focos

A Huawei já confirmou que o seu novo smartphone dobrável será apresentado na Mobile World Congress 2020, oferecendo algumas melhorias em relação ao Mate X atual, especialmente na sua durabilidade.

O novo Mate X terá uma dobradiça melhor, um processador melhor e uma tela melhorada. Faz sentido, pois dois dos três itens oferecem uma maior resistência ao produto. E no processador, o upgrade é algo natural entre as gerações de smartphones de diferentes categorias.

Uma alternativa mais econômica é o Huawei Mate Xs, que é igual ao Mate X, mas com processador Kirin 990 5G. O modelo chegaria em março de 2020, mas a empresa quer que o futuro novo dispositivo seja mais leve que os atuais, o que deixa portas abertas para muitas soluções.

Fugindo um pouco do tema dos smartphones dobráveis, o Huawei P40 será apresentado no final de março de 2020 em Paris, e este será o primeiro smartphone a contar com o HarmonyOS, caso o conflito entre Estados Unidos e China continue.

Agora, vamos falar da Samsung.

Vazaram imagens do que seria o novo (e futuro) smartphone dobrável compacto que a empresa vai lançar em 2020. Um telefone em formato concha, similar ao Motorola Razr. Por serem imagens vazadas, é preciso ter um pouco de cautela, já que nada foi confirmado de forma oficial. Mas pelo o que podemos ver da tela principal e de bloqueio, ele coincide com o que podemos esperar de um dispositivo da Samsung. A interface e os ícones correspondem com a One UI, mas pode ser uma montagem, já que não vemos o logo da Samsung em nenhum momento.

Dito isso, as fotos mostram um telefone que dobra na vertical para ficar menor e mais compacto que o Galaxy Fold, que se dobra no meio como um livro. O modelo conta com um furo na tela, tal e como vimos no Galaxy Note 10.

Desdobrado, ele é um smartpone como outro qualquer. Mas dobrado, ele apresenta uma pequena tela que mostra informações. Ao lado dessa pequena tela está a câmera, com duas lentes e flash LED. Pouco mais sabemos sobre o dispositivo, que deve ser apresentado na MWC 2020.

Nos demais fabricantes, poucos movimentos nesse tema.

Na MWC 2019, vazou um dobrável da OPPO que não foi lançado. Os protótipos de telas dobráveis da TCL ainda não se transformaram em um produto final. O Xioami Mi Flex, que tantas vezes apareceu em vídeos, não foi anunciado, e o Energizer dobrável que apareceu na feira de Barcelona também não deu as caras.

Porém, ao que tudo indica, teremos uma invasão de dispositivos dobráveis em 2020. E vamos comentar todos esses lançamentos aqui no TargetHD.net. Basta acompanhar as nossas atualizações.


Compartilhe