Compartilhe

650-mobile-internet-subscribers

A GSMA publicou o estudo ‘Digital Inclusion Report 2014’, onde eles analisam a situação da telefonia no mundo, as tendências atuais e as previsões de crescimento para os próximos anos das diferentes tecnologias. Um dos dados mais interessantes da análise está na adoção da telefonia móvel como sistema de acesso universal à internet em todo o planeta.

De acordo com o estudo, nesse momento temos 2.2 bilhões de usuários de internet móvel (30% da população mundial), número que deve aumentar até mais de 3.8 bilhões em 2020. Ou seja, em seis anos, a metade do planeta vai se conectar à internet a partir de dispositivos móveis.

A maioria dos novos internautas virá de países em desenvolvimento, passando dos 1.5 bilhão de usuários de 2013 para aproximadamente 3 bilhões em 2020, ou seja, o dobro de pessoas que hoje usam um smartphone como principal ponto de acesso à web.

usuarois-conectados-movil

Porém, ainda temos uma grande massa desses novos internautas móveis que vai seguir utilizando as redes 2G. Segundo a GSMA, estima-se que 800 milhões de clientes só terão acesso à redes de segunda geração, apesar do crescimento das infraestruturas 3G e posteriores, que será maior principalmente nas regiões africanas.

Os números impressionam, mas são mais pessimistas que aqueles apresentados por outro estudo da Broadband Commission, que calculava um número de 5.6 bilhões de usuários de internet móvel para 2019 (imagem abaixo).

smartphone-suscriptions

De qualquer forma, seja como for, o certo é que o crescimento dos usuários nos países em desenvolvimento fará que em poucos anos as tendências mudem, e que muitos novos lançamentos tecnológicos sejam orientados para os gostos e preferências dessa nova população que vai se incorporar ao mercado.

Via Digital Inclusion Report 2014


Compartilhe