Compartilhe

Sempre recomendamos que você faça os downloads dos aplicativos que você vai instalar no seu smartphone Android a partir da Google Play Store, que é a loja oficial desse sistema operacional. O principal motivo para essa recomendação? A segurança teórica que a loja oferece.

Porém, bem sabemos que o sistema de verificação de apps seguros do Google não é infalível, e alguns aplicativos que podem ser considerados uma ameaça à integridade dos seus dados podem se fazer presentes na loja. E isso, porque o cenário já foi bem pior: o Google Play Protect pode não ser essa maravilha toda, mas ainda é uma camada de proteção que não pode ser ignorada.

Por isso, se tornou comum que, de tempos em tempos, empresas dedicadas à ciber segurança detectem aplicativos maliciosos dentro das lojas do Android e do iOS. Foi o que aconteceu recentemente com a Avast, que publicou uma lista de 21 jogos para o sistema operacional do Google que estão infectados com softwares maliciosos.

 

 

 

Remova esses aplicativos do seu Android o quanto antes

 

 

O malware identificado pela Avast é o HiddenAds, que se esconde nos jogos para na prática exibir anúncios intrusivos fora do aplicativo. Com frequência ele oculta os seus ícones, de modo que não dá para eliminar os aplicativos maliciosos de forma direta, e sua ação se esconde por trás de anúncios aparentemente relevantes ou difíceis de serem identificados.

Os jogos da lista já acumulam mais de 8 milhões de downloads, o que mostra a relevância do comunicado e o potencial perigo para os usuários.

 

 

 

Como o HiddenAds pode afetar o meu dispositivo?

 

Quando você faz o download dos jogos da lista de suspeitos da Avast, o seu dispositivo pode se tornar vítima de um ataque hacker, já que ele se torna suscetível ao roubo de todos os dados privados do usuário, incluindo as informações bancárias.

Por isso, é fundamental que você realize a remoção ou desinstalação desses jogos o quanto antes, já que os seus dados estão diretamente ameaçados.

 

 

 

Lista de jogos que você deve remover do seu dispositivo

 

Shoot Them
Crush Car
Rolling Scroll
Helicopter Attack – NEW
Assassin Legend – 2020 NEW
Helicopter Shoot
Rugby Pass
Flying Skateboard
Iron it
Shooting Run
Plant Monster
Find Hidden
Find 5 Differences – 2020 NEW
Rotate Shape
Jump Jump
Find the Differences – Puzzle Game
Sway Man
Money Destroyer
Desert Against
Cream Trip – NEW
Props Rescue

 

 

 

Como identificar se um aplicativo é malicioso

 

O time de segurança da Avast dá algumas dicas para que os usuários mais leigos possam detectar com maior facilidade se um aplicativo é ou não malicioso. São quatro pontos que você deve dar ênfase na hora de instalar ou não o app:

1) Leia as críticas sobre o aplicativo publicadas na Google Play Store
2) Verifique as permissões que o aplicativo pede
3) Questione sobre o preço do aplicativo
4) Verifique sobre as questões de segurança nos downloads deste app

 

Vale a pena reforçar que os usuários mais jovens, principalmente aqueles que utilizam com frequência o YouTube ou o TikTok, são os mais propensos a realizar o download de aplicativos maliciosos e, por consequência disso, serem vítimas de golpes cibernéticos. Por isso, é importante que os pais conversem mais com os seus filhos sobre a segurança e a confiabilidade dos apps que eles estão instalando nos seus smartphones.

 

 

Via PhoneArena, Avast


Compartilhe