Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Desktop PC | Ele manteve o PC ligado 24 horas por dia durante 5 anos, só para dizer que “desligar não faz sentido”

Ele manteve o PC ligado 24 horas por dia durante 5 anos, só para dizer que “desligar não faz sentido”

Compartilhe

Passamos a vida acreditando que devemos desligar nossos dispositivos eletrônicos, sob o pretexto de expandir a sua vida útil e melhor desempenho. Na verdade, somos induzidos a fazer isso, pois nunca ninguém tentou verificar se realmente faz tanta diferença assim colocar um computador ou uma TV para descansar.

Ninguém tentou… até agora.

O usuário de Reddit Tac_Axiiiom realizou um experimento para verificar se o uso contínuo de um PC afetaria a vida útil do dispositivo. Ele comprou dois PCs idênticos e manteve um deles ligado 24 horas por dia, enquanto o outro era desligado todas as noites.

E eu estou aqui para comentar os resultados deste experimento.

 

A teoria e a prática

Em teoria, todo mundo desliga o PC para evitar o desgaste de componentes que estão funcionando o tempo todo, além da economia de energia, já que esse dispositivo deixa de funcionar 24 horas por dia.

No caso dos notebooks, o consumo energético pode ser relativizado, pois são equipamentos que podem funcionar longe da tomada por algumas horas por causa da bateria integrada em suas entranhas.

O teste realizado pelo Tac_Axiiiom tem como foco maior os desktops, pois são eles que estão funcionando na rede elétrica o tempo todo. Logo, pelo que estabeleça esse foco para analisar os resultados do experimento.

Na prática, não há diferenças significativas no funcionamento dos dois PCs com o passar do tempo, exceto pelo até óbvio gasto adicional de energia do PC que está ligado 24 horas por dia. E… mesmo assim, o custo adicional na conta de luz foi considerado insignificante.

Pronto. Agora você tem o argumento que faltava para manter o seu computador funcionando o tempo todo para realizar o download daquela série que você não assistiu na infância (porque eu sei que é para isso que você usa o Torrent), certo?

Não é bem assim.

 

Algumas recomendações não mudam

Você precisa colocar outros aspectos do funcionamento do computador que justificam a necessidade em desligar o equipamento todos os dias. E pelo menos dois argumentos respaldam esse ato de cuidado maior com o PC.

O primeiro deles é o impacto na RAM com o passar do tempo.

O uso contínuo de um PC pode aumentar de forma gradativa o consumo de memória RAM, que pode ficar simplesmente inutilizável com o passar do tempo. O Windows até gerencia bem o consumo de recursos de hardware, mas não faz milagres.

Logo, o bom desempenho só está garantido se você desligar ou reiniciar o PC com certa frequência e regularidade para TAMBÉM liberar a memória RAM no equipamento. Essa regra também vale para os smartphones com o sistema operacional Android.

Outro ponto a ser considerado é o procedimento para instalação das atualizações do sistema operacional.

O Windows, o macOS, o Linux e até o Chrome OS podem simplesmente reiniciar o computador de forma automática para atualizar o equipamento. Em alguns casos, executa o procedimento “do nada” e sem o consentimento do usuário.

Para quem gosta de manter o PC funcionando o tempo todo, esse comportamento do sistema operacional pode ser um enorme problema. Fique de olho neste aspecto antes de abraçar o modo “24/7” no seu computador.

E agora que alguém decidiu testar o impacto real do PC funcionando o tempo todo, tome a melhor decisão para você com a consciência mais tranquila.

Ou com a certeza de que não são alguns centavos a mais na conta de luz que vai deixar você ainda mais pobre.


Compartilhe