TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Economia colaborativa que funciona? Na Alemanha, tem energia elétrica de graça! | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Tecnologia | Economia colaborativa que funciona? Na Alemanha, tem energia elétrica de graça!

Economia colaborativa que funciona? Na Alemanha, tem energia elétrica de graça!

Compartilhe

energia elétrica

Recentemente, publicamos no blog em como a economia colaborativa não funcionou na China, com o desaparecimento dos guarda-chuvas. Agora, temos um exemplo que funciona: energia elétrica ilimitada a custo zero na Alemanha. E nem é algo tão revolucionário assim.

O segredo foi o uso de uma rede elétrica inteligente fornecida pela SonnenCommuity. Tão eficiente, que ela dá a energia para a população.

 

 

A Sonnen é chamada de Tesla alemã, e começou suas atividades cinco anos antes das baterias de Elon Musk, em 2010, com apenas sete funcionários. Hoje, conta com mais de 300 funcionários, e vendeu mais de 12 mil baterias na Alemanha. Com um capital de US$ 85 milhões em 2016, a empres ajá opera em mais de 10 países.

Mas o mais interessante de tudo isso é o seu sistema BitTorrent de fornecer energia. A empresa criou comunidades que são capazes de produzir, armazenar e compartilhar energia.

 

 

O segredo do sucesso da Sonnen não depende de sua tecnologia de baterias, mas sim na criação e sustentabilidade de comunidades organizadas como se fossem mercados P2P.

Desde o começo, a Sonnen começou a oferecer as baterias e a internet, e se deram conta que, mesmo que os usuários individualmente tivessem problemas para equilibrar a produção e consumo, todos em conjunto conseguiriam se sustentar.

Diante disso, eles decidiram criar uma comunidade que automaticamente resolveria os seus problemas de fornecimento. Hoje, a SonnenCommunity tem mais de 8 mil sócios na Alemanha, e de forme efetiva, compensam toda a sua produção e demanda.

O grande problema aqui é que a criação de uma rede paralela é algo muito complexo e caro, de modo que eles começaram a usar a rede elétrica geral como os demais usuários. Aqui, o sistema informático consegue compensar a energia que entra e sai da rede. Assim, quando uma casa tira energia da rede geral, outra casa coloca a mesma quantidade no sistema.

A rede elétrica inteligente pode se adaptar em tempo real a uma grande quantidade de produtores e consumidores ao mesmo tempo. E é algo tão efetivo que as operadoras alemãs perceberam que isso melhorava o funcionamento da rede em conjunto.

 

 

Isso é tão revolucionário, que a Sonnen desenvolveu um novo produto: uma tarifa de energia a custo zero (ou quase), em troca de permitir que esta seja a rede que gerencie a bateria e os geradores de forma autônoma.

São 8 mil baterias distribuídas por toda a Alemanha. Com essa capacidade de armazenamento agregada, a Sonnen pode estabilizar a rede elétrica, algo que as redes antigas não conseguem fazer de forma eficiente.

O mais importante de tudo: a Sonnen descobriu que o sistema funciona nos locais mais inóspitos. E não são necessárias mutias horas de sol ou burocracia: basta os early adopters gerem um efeito em rede que inicie a bola de neve da transição energética vinda de baixo.

Estamos diante de uma revolução de energia renovável?

Esperamos que sim.


Compartilhe