Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | É preciso fazer backup antes de substituir a bateria do smartphone?

É preciso fazer backup antes de substituir a bateria do smartphone?

Compartilhe

A bateria é um dos elementos que mais podem influenciar na vida útil do seu smartphone, e apesar de não mais ser removível como nos telefones do passado, ela pode (e deve) ser substituída em caso de desgaste. Algo natural, já que toda bateria perde a sua capacidade de carga com o passar do tempo.

O que muita gente não sabe é se é realmente necessário realizar uma cópia de segurança dos dados armazenados no smartphone quando a bateria do mesmo for trocada. E é sobre isso o que vamos falar nesse post, oferecendo uma resposta objetiva e esclarecedora.

 

 

 

Como funcionava antes?

 

 

No passado, bastava comprar uma bateria nova para o seu smartphone, abrir a tampa ou carcaça traseira do dispositivo, retirar a bateria antiga e instalando a nova bateria. Você mesmo fazia isso, sem precisar enviar o dispositivo para uma assistência técnica especializada.

Hoje, esta opção é limitada a pouquíssimos smartphones de entrada, e só mesmo o serviço de bancada na assistência técnica autorizada permite a troca da bateria do telefone. A não ser que você conte com os conhecimentos necessários para realizar essa tarefa, é claro.

Porém, nem todos contam com as habilidades e ferramentas necessárias para abrir o telefone, desconectar vários elementos internos, conectar a bateria, reconectar muito e torcer para tudo funcionar, acreditando que não danificou outros elementos de hardware no processo.

Agora, vamos responder a pergunta do post: é preciso fazer o backup dos dados armazenados no smartphone antes de substituir a bateria do dispositivo?

 

 

 

Não é necessário, mas é recomendado

 

 

Para qualquer serviço de assistência técnica que você vai fazer na vida, realizar uma cópia de segurança dos seus dados é algo mais do que recomendado. É quase obrigatório, em qualquer situação. Você não sabe se o seu dispositivo pode passar por algum problema durante a manutenção.

Porém, a partir de um ponto de vista técnico, a resposta é NÃO.

Não é necessário realizar um backup dos dados do seu smartphone antes da substituição de bateria, já que esse tipo de procedimento não vai apagar seus dados… desde que o processo seja realizado corretamente.

Porém, reforçamos o conselho para realizar uma cópia de segurança dos seus dados pessoais antes do procedimento, principalmente se você tem dados importantes no dispositivo. Caso contrário, você pode saltar o processo de backup.

Uma boa assistência técnica pode cobrir eventuais problemas durante o processo de reparação do dispositivo, podendo inclusive oferecer um novo dispositivo para você. Mas os dados armazenados podem se perder para sempre.

Por conta disso, podemos dizer que o backup não é necessário, mas é recomendado. E em todo e qualquer processo de reparação de dispositivos eletrônicos.


Compartilhe