Compartilhe

Se você nunca pensou nessa possibilidade e tem uma preocupação um pouco maior que a média com as questões de privacidade nas suas contas das redes sociais, vale a pena ler esse post. Não é algo tão absurdo de se questionar, mas é importante esclarecer como tudo funciona.

Muitas vezes alguns usuários querem saber se alguém entrou no nosso perfil do Facebook por qualquer motivo. Seja porque queremos saber o que as pessoas pensam a nosso respeito (e você deveria se libertar desse sentimento o quanto antes, pois esse tipo de prisão e pressão social não é saudável para ninguém), se estão stalkeando a nossa conta (e se estão fazendo isso com você, tome providências, pois isso também não é saudável) ou seja lá qual for o motivo. Mas uma coisa é importante deixar claro: é realmente possível saber se alguém visualizou o nosso perfil no WhatsApp ou Facebook?

 

 

A resposta pode não ser tão surpreendente assim

 

Em um passado não muito distante, o mundo teve a oportunidade (para não dizer o privilégio) de usar redes sociais dos calibres do hi5 e MySpace, que tinham entre suas peculiaridades o poder em revelar quais são as pessoas que visitaram o seu perfil. Isso era algo bem básico naquela época.

Porém, com o passar do tempo, outras redes sociais chegaram e essas foram caindo no esquecimento ou morrendo e, com as mudanças, também morreu a opção de mostrar quem visitou o seu perfil.

Algumas outras plataformas do presente mantém essa funcionalidade, especialmente os sites de encontros e relacionamentos adultos. Porém, essas plataformas costumam cobrar para que você possa ver quais são as contas que visualizaram o seu perfil. E a maioria das pessoas não querem pagar por algo que era de graça no passado.

Hoje, as pessoas seguem querendo saber quem andou mexendo no queijo virtual delas, e não é para menos. Esse é um recurso importante, que pode ajudar (e muito) a saber quem está vendo o nosso perfil constantemente, mas também pode representar uma falha de privacidade do usuário, e é justo que a funcionalidade não esteja disponível ou evidente para a maioria das plataformas que utilizamos hoje em dia.

Por outro lado, existem alguns aplicativos e truques rondando a internet que permitem que você fique sabendo quem foi que visitou o seu perfil. Mas na verdade, não existe uma forma oficial em saber essa informação. A maioria dos aplicativos que afirmam poder ajudar você a identificar as pessoas que viram o seu perfil tendem a ser fraudulentas ou, na pior das hipóteses, podem infectar o seu equipamento com malwares.

Há quem diga que existem duas formas de saber quem visitou o seu perfil do Facebook sem precisar instalar qualquer tipo de aplicativo no dispositivo.

A primeira delas é olhando os perfis que aparecem na seção “pessoas que talvez você conheça”. Diz a lenda que todo mundo que aparece ali acessou o seu perfil em algum momento e, por isso, o Facebook acaba exibindo aquelas pessoas para você, com o objetivo de, talvez, você iniciar uma amizade com aquelas pessoas.

A segunda forma passa por entrar no código fonte da página principal do Facebook e copiar a sequência de números que supostamente são de perfis de pessoas que visitaram a sua página. Não é um método tão complicado assim, mas também não é 100% eficiente, a não ser que você tenha toda a paciência do mundo para coletar esses dados.

No final das contas, é muito melhor não tentar a sorte e deixar de lado os apps enganosos que colocam a sua segurança em risco. Também vale a pena deixar de lado essa mania de achar que as pessoas estão stalkeando você nas redes sociais. Isso é paranoia sua. Vai ter uma vida saudável que você ganha mais.


Compartilhe