Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | É possível limpar o interior da câmera do smartphone?

É possível limpar o interior da câmera do smartphone?

Compartilhe

Quem já passou pelo desgosto de registrar uma foto linda do por do sol em Florianópolis e, quando a imagem é compartilhada nas redes sociais, ela mais parece um dia cinzento e cheio de poluição em Beijing com certeza já pensou em tentar limpar a câmera do smartphone por dentro.

Limpar o smartphone é regra básica para qualquer usuário que quer manter o seu dispositivo em boa saúde por mais tempo, e limpar a câmera é parte importante desse pensamento. Mas… será que é possível mesmo limpar a parte interna das lentes fotográficas?

Sei que a pergunta pode parecer absurda. Mas não existe pergunta absurda. Principalmente para aqueles que querem registrar belas fotos no smartphone.

 

 

 

É possível sim, mas dá trabalho

Logo de cara, vamos responder a pergunta que dá título a este post.

Sim, é possível realizar a limpeza da câmera do smartphone por dentro. E o principal motivo para você fazer isso é um pequeno inimigo que pode vencer a teórica impermeabilidade que boa parte dos dispositivos afirma ter, mas que nem sempre supera essa imprevisibilidade: a umidade.

Os efeitos das variações climáticas que podem ser registradas em determinadas regiões do Brasil não estão completamente previstas pelos fabricantes de smartphones. Em algumas cidades, acabamos encarando as quatro estações do ano no mesmo dia, e muitos dispositivos eletrônicos simplesmente não aguentam essas variações.

E é aí que a umidade pode se fazer presente no interior das câmeras dos smartphones. De praticamente qualquer smartphone disponível no mercado.

É importante agir rápido quando se constatar que a câmera do smartphone está sofrendo da umidade interna. E procurar um profissional no assunto é algo fundamental.

Não tente resolver o problema por conta própria, pois as chances de você tornar a situação algo ainda pior são enormes. Apenas os profissionais de bancada contam com as habilidades necessárias para abrir o dispositivo e realizar a limpeza sem causar maiores problemas.

E, no pior cenário, o jeito é enviar o telefone para a assistência técnica especializada. Em alguns casos, este problema é coberto pela garantia de fábrica. É importante consultar quais são os termos de garantia estabelecidos pelo fabricante do seu smartphone.

Mas se ainda assim você quer tentar resolver o problema por conta própria, depois de tudo o que eu escrevi até agora (e vai fazer isso por sua conta e risco)…

 

 

 

Saiba que este é um processo complicado

Para aqueles que vão se aventurar neste tipo de procedimento, é preciso levar em conta algumas coisas.

Primeiro, você será obrigado a usar um pano de microfibra suave para eliminar a umidade na parte interna da lente da câmera e, ao mesmo tempo, não arranhar a lente (e tornar tudo pior). Todo o processo deve ser feito da forma mais delicada possível.

Além disso, procure um local em sua casa ou escritório adequado para o procedimento. Feche as janelas, coloque uma manta ou um cobertor para proteger as lentes e retire objetos que podem estabelecer um contato com qualquer tipo de sujeira.

Após finalizar o processo de limpeza da câmera (e montar o dispositivo novamente), abra o aplicativo de câmera e registre várias fotos para revisar os resultados da limpeza.

E, mesmo com tudo isso, nada garante que o seu smartphone não vai sofrer dos efeitos da umidade interna nas câmeras. O ideal é sempre recorrer à assistência técnica especializada da marca nesses casos, e verificar se a garantia cobre esse tipo de problema (e reivindique seus direitos se cobrir).


Compartilhe