TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia É possível esconder o acesso root nos telefones Android? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | É possível esconder o acesso root nos telefones Android?

É possível esconder o acesso root nos telefones Android?

Compartilhe

Eu até entendo por que algumas pessoas ainda insistem em fazer o root nos smartphones. Desde o desbloqueio dos recursos avançados até a necessidade de instalar ROMs personalizadas em telefones que foram injustamente abandonados pelos fabricantes.

O que questiono é: por que usuários comuns gostariam de realizar o root em seus caros e novos smartphones? Tá, eu sei que todo mundo tem o direito de fazer o que quiser com aquilo que é seu. Mas não faz muito sentido para mim comprometer a integridade do dispositivo apenas para colocar animações iradas nos menus do Android.

De qualquer forma, nos dois casos, tem um grupo de usuários que entendem que podem ‘passar a perna’ nos fabricantes ao tentar ocultar o root nos dispositivos.

Pode isso, Arnaldo?

 

 

 

Pode, mas tem consequências

Sem tentar segurar muito a audiência neste post, digo logo de cara: sim, é tecnicamente possível esconder o acesso root em um smartphone. Se você fizer tudo direito, pode esconder do fabricante que fez as modificações no acesso raiz do seu dispositivo.

Porém, é preciso deixar claro que essa iniciativa pode entregar algumas consequências sérias para você e para o seu dispositivo.

Quando você realiza o root no seu smartphone Android, você corre o risco de ser proibido de acessar alguns serviços importantes para o bom funcionamento do sistema operacional. E a maioria desses serviços pertence ao Google (e nem poderia ser diferente), já que a gigante de Mountain View é totalmente contra a iniciativa de desbloqueio do acesso raiz ao software.

Eu sei, isso parece um pouco contraditório quando passamos uma vida toda ouvindo que o Android é um sistema operacional “de código aberto”. Sim, o AOSP é aberto, e você pode fazer o que quiser com ele. Porém, o Android em si é do Google, e ele pode fazer o que quiser com o seu sistema operacional.

Inclusive impedir que os usuários usem os seus serviços em um Android com root desbloqueado. O principal argumento aqui é a integridade e segurança dos dados do próprio usuário e do sistema operacional como um todo.

Além disso, vários aplicativos se tornam inutilizáveis quando o usuário desbloqueia o root no seu smartphone Android. Netflix e Pokémon Go são apenas dois dos mais populares que deixam de funcionar em telefones sem os serviços Google ativos, pois ambos dependem de várias dessas certificações para um pleno funcionamento.

Em resumo: você até pode liberar o root do Android. Desde que você assuma as consequências disso, é claro.

 

 

 

Então… como vou esconder o root no Android?

Existem alguns aplicativos Android que prometem esconder o acesso root nos smartphones. Nós não vamos deixar os links desses aplicativos porque 1) ninguém está pagando a gente para fazer isso e 2) entendemos que esse tipo de procedimento oferece um certo risco no uso pelos usuários mais leigos, e não queremos nos responsabilizar por eventuais danos ao seu dispositivo.

Para quem realmente está interessado em tentar driblar as restrições dos fabricantes, vale a pena pesquisar no Google por esses aplicativos. Mas deixamos claro que você vai fazer isso por sua conta e risco. Se o seu smartphone apresentar algum problema e a assistência técnica do fabricante detectar o root e a tentativa de trapaça, a garantia de fábrica vai para o espaço, e você será cobrado (no mínimo) pela manutenção do dispositivo.


Compartilhe