É possível enviar um SMS para um telefone fixo?

Compartilhe

Em um passado não muito distante (mas distante o suficiente para os millennials me chamarem de velho), quando tudo isso aqui era mato e o bisavô do WhatsApp era o mIRC (que só era utilizado no computador), uma das formas mais eficientes para a comunicação rápida entre os usuários de celulares era através das mensagens de texto SMS.

Lá fora, o recurso se tornou rapidamente uma febre entre os mais jovens, pois era uma forma ágil e barata para manter o contato com amigos e familiares. O SMS basicamente matou o pager, que até então era a ferramenta mais utilizada para uma comunicação por texto.

Eu sei que sou velho demais quando penso que cheguei a utilizar um pager (ou bip) na vida. E me achava “o modernoso” por ter um gadget de comunicação que, de forma orgulhosa, levava na cintura da calça. Tal e como fiz com os celulares nos anos posteriores.

Bons tempos que não voltam mais…

No Brasil, o SMS nunca foi tão forte assim quanto se esperava, e muito por culpa das operadoras, que perderam uma ótima oportunidade de fidelizar usuários através de um serviço econômico. Lá fora, as operadoras nem cobravam pelo envio de mensagens SMS. Por aqui, a cobrança existiu… até a popularização do WhatsApp, que dominou as comunicações por mensagens de texto.

Até onde sabemos, a única via possível para a troca de mensagens instantâneas via SMS é através do celular ou smartphone, onde um dispositivo móvel manda mensagem para outro dispositivo móvel. Porém, alguns especialistas afirmam que é sim possível enviar esse tipo de mensagem para um telefone fixo tradicional. Sim, amigo leitor: aquele telefone que fica em casa, e que só a sua avó usa.

Será que isso é verdade?

 

 

 

Como enviar uma mensagem SMS para um telefone fixo?

 

 

Sim. É verdade esse bilhete.

Tecnicamente, é possível que um telefone móvel envie mensagens de SMS para um telefone fixo, mesmo que tal recurso não esteja oficialmente ativo para o Brasil por nenhuma das principais operadoras de telefonia. E talvez por causa disso é que você não sabe que isso é possível.

É preciso lembrar ao amigo leitor que as mensagens SMS não são compatíveis com todas as operadoras. Quero dizer, todas as operadoras do mundo contam com serviços de envio e recebimento de SMS, mas isso não significa que você aqui no Brasil pode enviar uma mensagem de texto para um número de telefone celular para os Estados Unidos.

A mesma regra vale para o envio de SMS dos telefones móveis para as linhas fixas. Por não ter uma compatibilidade plena, o recurso não é amplamente divulgado. Porém, pelo menos na teoria e nos aspectos técnicos, isso é possível.

No caso do envio de mensagens SMS para um número de telefone fixo, você vai enviar a mensagem tal e como você normalmente faria com um celular, mas provavelmente vai pagar uma tarifa mais cara do que seria o envio da mensagem para outro telefone móvel. Na prática, o serviço será cobrado, já que nenhuma operadora brasileira hoje cobra por troca de mensagens SMS para outras operadoras. Mas tudo vai depender da operadora para qual você vai usar para enviar ou receber a mensagem.

Quando a outra pessoa recebe uma mensagem de SMS para o seu telefone fixo, ela vai escutar pelo telefone o número do celular que enviou a mensagem e, logo depois, o texto da mensagem é reproduzido como se fosse uma mensagem de voz.

Algumas operadoras convertem as mensagens de texto via SMS em mensagens de voz para que os outros usuários possam escutar a mensagem. Isso amplia as possibilidades de uso para aqueles usuários que contam com alguma deficiência visual ou motora, deixando a tecnologia mais acessível.


Compartilhe