É possível criar um chat secreto dentro do WhatsApp?

Compartilhe

Eu sei que tem muitos leitores do blog que já conhecem a resposta para essa pergunta. E se esse é o seu caso, parabéns! Mas a nossa audiência é rotativa, e essa dúvida é muito comum entre os usuários menos familiarizados com os recursos do principal aplicativo de mensagens instantâneas do mercado.

O WhatsApp é uma excelente plataforma, pois oferece uma grande quantidade de recursos e funções que ajudam a oferecer para qualquer pessoa uma experiência muito mais agradável na hora de usar o aplicativo. E se tem uma coisa que não podemos negar é que esta é uma das ferramentas mais intuitivas que você pode encontrar entre os apps móveis da atualidade.

Por conta disso, muitos usuários procuram por funcionalidades específicas, que podem ser úteis no seu dia a dia, deixando o uso do WhatsApp algo ainda mais dinâmico. E uma das dúvidas mais frequentes que os usuários levantam é se realmente é possível obter um chat secreto no seu WhatsApp.

Já pensou? Você poder trocar aquelas fotos picantes com aquela colega de trabalho sem a sua esposa ou namorada saber? Ou quem sabe fazer a fofoca da vizinha com a certeza que a vizinha em questão não é uma hacker que vai interceptar as suas conversas?

Bom, vamos esclarecer essa dúvida nesse post.

 

 

 

WhatsApp é ótimo, mas não faz milagre

 

 

O WhatsApp oferece o recurso de chat secreto?

Pois bem, a resposta da pergunta é: NÃO, o WhatsApp não oferece a opção de chat secreto. No máximo você pode acessar as suas conversas como sempre fez, e não existe um recurso padrão ou uma ferramenta dedicada ao gerenciamento de chats secretos.

Os únicos dois aplicativos de mensagens instantâneas (entre os mais populares, pois pode ter um app chinês desconhecido lançado na semana passada que faz isso e muito mais) que contam com um chat secreto são o Messenger e o Telegram, sendo o segundo aplicativo mencionado o melhor dentro desse aspecto.

No Messenger, se você vê a mensagem secreta, você pode adicionar um contato a um novo chat onde, em teoria, o Facebook não sabe o que escrevemos naquela conversa ou não fica sabendo dos conteúdos que estamos compartilhando.

De novo, é o que diz o Facebook (dá para seguir confiando ainda?).

Porém, tal conversa se volta basicamente ao que WhatsApp já oferece, ou seja, a conversa com a codificação ponta a ponta. E se é para utilizar um recurso especial para ter os mesmos benefícios que você já tem no mais popular chat de mensagens instantâneas do planeta, então é melhor seguir no aplicativo do telefone verde. Simples assim.

Mas se você está procurando privacidade total nas comunicações com um toque a mais de tecnologia, o que você procura mesmo é o Telegram. Seu chat secreto é realmente secreto, e em todos os sentidos. A conversa não aparece na versão web do Telegram, e você ainda pode ativar a autodestruição dos arquivos e mensagens uma vez que as mesmas forem enviadas e visualizadas para o seu destinatário.

Some tudo isso ao que já foi mencionado, e tudo o que você compartilha não é salvo na memória do celular, e tudo o que você disser não será armazenado em nenhum outro registro.

Mas a cereja do bolo do Telegram é mesmo o fato de você não conseguir realizar uma captura de tela dentro da conversa secreta, pois o aplicativo impede você de fazer isso.


Compartilhe