É perigoso ter telas touch nos carros? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia É perigoso ter telas touch nos carros? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Tecnologia | É perigoso ter telas touch nos carros?

É perigoso ter telas touch nos carros?

Compartilhe

As telas passaram a fazer parte da vida de praticamente qualquer pessoa, deixando de ser algo exclusivo da informática. Hoje, telas touch são protagonistas em smartphones, computadores, TVs, geladeiras e… carros. A maioria dos fabricantes de automóveis optaram por integrar telas touch nos seus novos modelos, mas há quem diga que essas telas estão colocando os motoristas em perigo.

 

 

Telas touch em automóveis: uma ameaça?

Algumas marcas automobilísticas decidiram dar um passo atrás com as telas touch nos veículos. A Mazda, por exemplo, vai deixar de utilizar as telas nos seus novos automóveis. A decisão aconteceu porque, ainda que boa parte dos motoristas não conseguem se dar conta disso, no entendimento da marca, olhar para uma tela por si já é uma distração, e tocar nela pode ser algo ainda pior.

De fato, utilizar telas touch em smartphones, tablets, eletrodomésticos e outros dispositivos contam com uma certa lógica. Mas fazer isso em um carro é muito mais perigoso, pois a visão deixa de ficar na estrada por tempo demais, sendo esta uma distração desnecessária e muito perigosa.

Usar por muito tempo uma tela touch pode resultar em um motorista que vai virar de leve o volante sem se dar conta disso. Na prática, é ter uma tela a mais quando não existem motivos para ela estar no carro.

Tudo bem que carros como os da Tesla contam com telas enormes que dispensam a necessidade de mudar a vista. Porém, pensando friamente, estes carros dependem de ações táteis. Alguns mecanismos que o motorista só pode ativar através desse sistema, sem sequer contar com alternativa manual. Assim, desviar a visão é praticamente uma obrigação do motorista.

 

 

Quais são as alternativas às telas sensíveis ao toque?

 

 

A Mazda entende que a tecnologia nunca deve entorpecer a segurança, e decidiram acabar com o mal pela raiz eliminando as telas touch, mas colocando uma alternativa eficiente no seu lugar. A montadora japonesa optou por seguir adotando uma tela central não touch, mas próxima dos para-brisas e com uma inclinação para frente, o que facilita a visão do condutor sem resultar em distrações.

Os motoristas poderão controlar os comandos através de botões e rodas, manejando diferentes funções informativas e de entretenimento sem precisar tirar a visão da estrada. O fabricante também aposta em uma pequena tela próxima ao para-brisas, reduzindo ainda mais as distrações.

 

Via The New Daily


Compartilhe