Compartilhe

Muitos que chegaram até esse post já sabem a resposta para a pergunta do título, mas entendo que vale a pena estender um pouco mais a discussão aqui.

Muita gente já esqueceu o carregador do celular em casa, mas como tinha o cabo USB em mãos, conectou o telefone no PC para carregar a bateria. Porém, muitas dúvidas surgiram sobre a qualidade desse tipo de carga, onde a principal delas é a seguinte: é mais rápido carregar o smartphone com o cabo USB conectado ao PC?

Algo até que lógico, pois para a maioria das pessoas (onde muitas delas são leigas no assunto) o pensamento imediato é “se tem porta USB, é sinal que o computador pode carregar o meu celular da mesma forma que o carregador faria”. Mesmo porque o que realmente importa aqui é dar uma sobrevida de uso ao telefone.

Tal pensamento pode ser bem enganoso. A resposta, de um modo geral, pode ser: “depende de muitos fatores”, mas a verdade é que, na maioria das vezes, não é mais rápido carregar o celular no PC do que no seu carregador que veio no kit de venda do produto.

E os argumentos complementam essa resposta de forma muito clara.

 

 

 

As variáveis condicionam tudo

 

 

A forma mais ágil, confiável e segura de recarregar rapidamente a bateria do seu smartphone é através do seu carregador original e do seu cabo original conectados em uma tomada. Simples assim.

Não existem milagres, nem truques. Os acessórios originais e a rede elétrica de sua residência, escritório, aeroportos ou qualquer outro lugar que conte com uma tomada comum e compatível com o seu acessório foram especificamente desenvolvidos para essa finalidade.

Logo, acessórios de terceiros podem entregar uma experiência de recarga de bateria irregular.

De um modo geral, existem quatro grandes fatores que podem interferir de forma decisiva na velocidade de recarga dos nossos smartphones, caso você decida realizar esse procedimento através de uma porta USB do seu computador desktop ou notebook:

 

1) O carregador
2) O cabo
3) A porta USB
4) A bateria

 

Por regra geral, se a porta USB disponível em seu computador é no padrão 3.0, você tem a possibilidade de liberar até 900 mA de carga. Porém, o seu cabo USB precisa ser de carga rápida (e não ser um cabo que atua apenas para a recarga), compatível com o protocolo 3.0. Sem falar que a sua bateria também precisa suportar esse volume de carga.

Caso contrário, de pouco vai adiantar ter algumas das condições necessárias para a bateria recarregar rapidamente, pois a ausência de um deles mata a possibilidade em ter uma recarga mais rápida da bateria através do seu PC.

Por outro lado, se os astros se alinharem a seu favor, e por uma obra do mero acaso (ou competência sua, pois seguiu as informações apresentadas nesse post) você tem todos os fatores, você até pode considerar a possibilidade de deixar o seu carregador de parede em casa.

Caso contrário, a recarga da bateria do smartphone no PC ou notebook será possível, mas não será uma recarga rápida como é com o seu carregador original.

Espero ter ajudado de alguma forma a eliminar a sua dúvida.


Compartilhe