Início » Software » E esse novo menu Iniciar do Windows 10 que vazou por erro da Microsoft?

E esse novo menu Iniciar do Windows 10 que vazou por erro da Microsoft?

Compartilhe

O menu Iniciar do Windows 10 foi um dos elementos mais criticados do novo sistema operacional da Microsoft, As Live Tiles geraram muita controvérsia, mas a integração desse elemento abriu todo um mundo de possibilidades que não foi aproveitado, infelizmente.

Com um Windows 10 cada vez mais minimalista e plano, as Live Tiles foram perdendo sentido. A Microsoft se deu conta disso, e trabalha em uma revisão completa do menu Iniciar. E as primeiras imagens desse recurso mostram uma mudança radical para o futuro.

 

 

Adeus, Live Tiles. Olá, ícones planos

 

 

 

Os ícones planos se encaixam (em partes) com o novo foco simples e minimalista que a Microsoft quer dar para o Windows 10. Na parte superior, nos deparamos com uma barra de busca e um ícone reservado para a imagem do usuário, e no canto esquerdo temos o mesmo conjunto de atalhos do menu Iniciar atual.

As imagens vazadas foram captadas graças a uma liberação por erro da nova build prévia do Windows 10, desenvolvida para realizar testes no Xbox e que ainda não estava revisada, para só depois ser liberada no canal Insider.

Ou seja, esse novo menu Iniciar do Windows 10 ainda está em uma build de testes internas, e não pode ser considerada a versão final do software. Mas procede de uma fonte oficial, o que deixa claro que a Microsoft está trabalhando nisso, e que essa é a sua visão para as mudanças futuras.

Aqui, é importante perguntar se essa mudança é realmente necessária no Windows 10. Por um lado, os desenvolvedores não deram a mínima para as Live Tiles, que destoam do design global do sistema operacional. Por outro lado, o novo menu Iniciar também não se encaixa ao conceito geral como um todo.

 

 

É preciso ver como esse design vai evoluir nos próximos meses, mas podemos dar (quase) como certo que a Microsoft vai seguir apostando no minimalismo e no design plano.

Antes de terminar, vale lembrar que o fato de ver esse novo menu Iniciar não quer dizer que ele vai chegar na próxima atualização semestral, ou mesmo naquela que vem depois dela, a 20H1. A atualização 19H2 pode ser considerado como um Service Pack, e a atualização do primeiro semestre de 2020 poderá centrar nas novidades importantes que já foram anunciadas.

Ou seja… paciência aos mais ansiosos. É tudo o que eu peço.


Compartilhe