Droptune avisa quando seu artista preferido vai lançar um novo álbum ou nova música

Compartilhe

Se você é uma dessas pessoas que escutam músicas de diferentes estilos, gerações e artistas diferentes, você é dos meus. Não ficar preso a um estilo musical é sinônimo de liberdade de flexibilidade. E para quem se considera eclético nos gostos musicais, descobrir novos artistas é algo mais que interessante: é praticamente um ritual.

Porém, como estamos nos tornando mais seletivos para ouvir música, e a MTV não fala mais desse assunto no seu canal, fica um pouco difícil saber quando aquele artista que tanto gostamos está lançando um novo disco. A maioria das pessoas hoje consomem música via streaming no Spotify, e mesmo que essas plataformas contem com ferramentas para descobrir novidades e lançamentos, elas estão bem longe de cobrir todas as necessidades daqueles que amam música.

Eu sei que tem muita gente que ainda assiste ao TVZ no Multi Show. Mas isso acontece (muito em partes) porque o canal está lá na SKY TV, e a pessoa paga a assinatura para também consumir vários outros tipos de conteúdos. E, mesmo assim, o programa de TV pode deixar passar estreias que podem ser relevantes para os verdadeiros fãs de música.

Por isso, vale a pena apresentar o Droptune. Este é um projeto open source que revela quando o seu músico ou banda preferida está lançando uma nova música.

 

 

 

Uma plataforma que resolve o problema de forma brilhante

 

 

O Droptune foi criado pelo Josh Pigford, e é uma plataforma open source cujo código pode ser obtido no GitHub. A plataforma usa um algoritmo para mostrar tudo o que nos interessa saber sobre artistas que são os nossos favoritos, e aqueles não estão no nosso radar, mas conta com alguma afinidade com o nosso gosto musical. Além disso, você fica sabendo dos lançamentos desses artistas, incluindo novas canções ou álbuns completos.

O Droptune centraliza as informações, e tudo o que você precisa fazer para obter tais dados é criar uma conta na plataforma, conectando o seu perfil do Twitter e, depois, conectar a nova conta em serviços como Spotify e Apple Music para obter os dados de novidades.

 

 

Cada artista possui a sua própria página com todos os seus lançamentos em música e vídeo, onde podemos seguir ou não aquele conteúdo. Mas seguir é sempre recomendado, pois facilita o trabalho da plataforma em si. Também é possível realizar a busca manual dos artistas e seguir de forma direta a partir do Droptune, e obter as novidades do mesmo jeito.

O Droptune pode também conectar você à uma playlist dentro do Spotify ou do Apple Music que será atualizada diariamente com as novas músicas que podem interessar ao seu gosto musical. Além disso, o Droptune Videos é um segmento que conta apenas com os novos vídeos musicais dos seus artistas favoritos.

Por fim, a plataforma também faz um bom trabalho em apresentar novas canções e artistas de um modo geral, com um segmento dos próximos lançamentos e álbuns planejados por esses artistas antes mesmo do seu lançamento oficial. Algo que você nunca verá no Spotify, certamente.

 

 

O Droptune permite a adição de forma direta das canções ou discos de sua biblioteca de músicas do Spotify ou Apple Music, e na maior parte do tempo você nem precisa visitar o seu site para utilizar tais funcionalidades. A plataforma vai enviar e-mails com notificações sobre as últimas novidades (se assim você desejar, é claro).

Esta plataforma tem tudo para se tornar um dos sites favoritos para os fãs de música. Vale a pena ao menos visitar e experimentar… sem compromisso!


Compartilhe