O GameNGen é uma tecnologia de IA que veio das mãos dos pesquisadores do Google, que pode representar o futuro do desenvolvimento dos jogos de videogames, tal e como conhecemos.
Ou uma mudança de paradigma no setor que deve motivar algumas reflexões entre os profissionais.
Este modelo de Inteligência Artificial utiliza redes neurais para, por exemplo, recriar a jogabilidade original do game Doom, como se fosse escrito pelos programadores originais.
Além de gerar novos níveis do jogo em tempo real, a IA mantém uma lógica consistente para a jogabilidade.
Dessa forma, os gamers disfrutam de uma experiência que é muito similar ao de um videogame real, com interações dinâmicas e desafios autênticos.
Como o GameNGen funciona
O GameNGen utiliza o modelo Stable Diffusion para processar quadros anteriores e a entrada atual do jogador, resultando em novos quadros com elevada fidelidade visual.
A técnica garante que a animação do jogo seja coesa, resolvendo problemas comuns de cintilação e degradação visual que podem ocorrer em animações geradas por IA.
Para treinar o GameNGen, a equipe do Google coletou dados de treinamento extensivos, permitindo que o agente de IA jogasse Doom em vários níveis de dificuldade.
A abordagem procurou recompensar ações bem-sucedidas, mas puniu as falhas cometidas pelo “jogador”.
E dessa forma, foi estabelecida a garantia que o modelo poderia aprender a gerar novas fases do jogo que poderiam efetivamente desafiar os jogadores humanos.
O GameNGen está em desenvolvimento
É claro que a tecnologia ainda apresentou alguns problemas e limitações, como nos casos em que a geração de inimigos que aparecem borrados após a morte.
Além disso, foi detectada uma certa inconsistência nas fases do jogo que foram criadas pela IA, o que reforça a necessidade de melhorias contínuas na tecnologia para obter melhores resultados.
Uma IA generativa como a GameNGen pode mudar de forma sensível a forma em como os jogos de videogames são desenvolvidos e jogados.
Com experiências personalizadas, a IA pode fazer com que a interação do jogador seja plena, com possibilidades praticamente infinitas.
Os jogos podem ser muito mais imersivos e dinâmicos com um recurso que entende de forma profunda o desenvolvimento de fases e desafios de um jogo.
Sem falar que o GameNGen pode inclusive mudar a forma em como interagimos com mundos virtuais, principalmente aqueles construídos com a ajuda de óculos de realidade virtual e aumentada.
O único grande “porém” dessa nova tecnologia é que seu desenvolvimento está nas mãos do Google, o que pode resultar em centenas ou milhares de programadores e designers desempregados no futuro.
Via Tom’s Hardware