TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Divisão móvel da Sony confirma sua saída de mercados considerados essenciais | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | Divisão móvel da Sony confirma sua saída de mercados considerados essenciais

Divisão móvel da Sony confirma sua saída de mercados considerados essenciais

Compartilhe

Já não era um segredo para ninguém. Só aconteceu uma confirmação oficial.

A Sony não atravessa o seu melhor momento no mercado de telefonia móvel. Seus smartphones, por mais atraentes e interessantes que sejam (e são interessantes) não conseguiram atrair as vendas da mesma forma que fizeram os seus concorrentes diretos, e o seu último modelo top de linha, o Xperia 1, sequer chegou ao mercado ainda.

Esse cenário de caos resultou em uma mudança de estratégia corporativa da Sony que era ventilada nos últimos meses, e chegou a ser oficialmente anunciada inclusive aqui no Brasil. A empresa japonesa confirmou que abandonou determinados mercados ao redor do mundo, e revelou em quais mercados a sua divisão de dispositivos móveis vai centrar os seus esforços, em busca de uma recuperação.

Em recente reunião corporativa, a Sony anunciou que planeja centrar os seus esforços comerciais exclusivamente no Japão, Taiwan, Hong Kong e Europa. O mercado norte-americano foi abandonado há muito tempo e, ao que tudo indica, os japoneses não estão interessados em mercados com considerável potencial, como Brasil, Rússia e China.

 

 

Sony vai repetir a estratégia (fracassada) da HTC

 

 

O mapa de exclusão da Sony também revela outras regiões onde deixou de colocar foco no seu segmento de dispositivos móveis: África, Índia, Austrália, sudeste asiático, Oriente Médio e Canadá.

É um cenário bem deprimente, e que mais parece uma desistência da competição pelo mercado de smartphones do que um grande plano de recuperação do segmento mobile da Sony. Se o objetivo é fazer da empresa mais rentável no setor com uma redução de gastos operacionais, deixar mercados considerados chave como a Rússia e a China pode ser um erro fatal.

Aliás, a estratégia lembra o que a HTC fez em um passado não muito recente. A empresa abandonou quase todas as regiões do planeta (Brasil, inclusive), e centrou os seus esforços em apenas sete países. O resultado disso? A HTC está quase extinta no mercado mobile.

A Sony espera mudar o rumo do seu negócio de smartphones ao longo dos próximos anos em um foco mais centrado em poucos países. Será que com ela essa estratégia dá certo?


Compartilhe