TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia DistroTest, ou como testar mais de 200 distribuições Linux no seu navegador web | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Software | DistroTest, ou como testar mais de 200 distribuições Linux no seu navegador web

DistroTest, ou como testar mais de 200 distribuições Linux no seu navegador web

Compartilhe

Existem várias formas para testar uma distribuição Linux, mas alguma que seja rápida e tão cômoda quanto abrir uma aba do navegador, são poucas, apesar disso não ser uma grande novidade. A DistroTest é uma exceção, já que reúne mais de 200 sistemas Linux e algum outro como o Haiku ou o BSD, prontos para rodar com um simples clique do mouse.

Este é um site com uma longa lista de sistemas ordenados por ordem alfabética. No momento em que esse post foi produzido, ele contava com 228 sistemas operacionais e 714 versões desses sistemas, incluindo os principais do GNU/Linux (Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE, Arch Linux, etc).

O seu funcionamento é bem simples: procure o sistema que você quer testar, entre em sua página e rode a versão que mais interessar. Espere alguns segundos para a emulação acontecer, com o sistema aparecendo nas janelas emergentes, ou introduza os dados de conexão no cliente VNC de sua preferência.

O DistroTest funciona por virtualização, com um grande servidor Debian com QEMU atuando em cada sistema. Aqui, não existem restrições: você pode usar todas as funções do sistema, instalar e desinstalar softwares, testar programas instalados e até eliminar ou formatar o disco rígido e os arquivos do sistema.

Se bem que não é tanta liberdade assim…

 

 

Teste… 1, 2, 3… teste…

 

 

O espaço em disco oferecido por cada instância é de pouco mais de 1 GB, de modo que não é possível instalar a maioria do sistemas, permitindo apenas a sua execução em modo Live. O tempo de testes de cada sistema é de 60 minutos, e também não existe a parte de conectividade de internet, o que torna o DistroTest um entretenimento casual, e não uma ferramenta verdadeiramente útil.

Mesmo assim, para quem quer testar distribuições Linux através do navegador, esta é uma das formas mais rápidas e cômodas de fazer, ao mesmo tempo que também é uma das piores formas de fazer. O DistroTest possui limitações importantes de recursos, o que prejudica a experiência de uso, por mais curioso que a proposta aparenta ser.

Se você quer testar distribuições Linux em condições infinitamente melhores, é recomendável fazer o download de algumas ISOs e utilizar o Virtualbox, ou até mesmo o QEMU. Ou melhor ainda: passar a distro para um pendrive e testar no modo Live. Ou ainda melhor: instalar em uma partição do disco.

Quanto mais próxima for a instalação do hardware real, melhor será o desempenho e a estabilidade.

 

Acesse | DistroTest


Compartilhe