Compartilhe

Todo mundo já sofreu de problemas de lentidão na conexão de internet. É algo irritante, mas que pode ser evitado com algumas dicas úteis que estão nesse post. Dicas que pode inclusive solucionar problemas locais, e não com o nosso provedor.

Esperamos que tais conselhos possam ser úteis para esses momentos de problemas de conexão. Até porque a internet é um dos serviços que mais utilizamos todos os dias, e muitos de nós dependemos dela para trabalho, estudo, lazer e outras atividades.

 

 

Primeiro, o teste de velocidade

 

 

Esses testes são basicamente medidores de velocidade, que mostram como o seu computador realiza o upload e o download de dados através da sua conexão de internet. Os resultados desses testes podem indicar se a sua conexão está funcionando bem, ou se o seu provedor está entregando a velocidade contratada.

Dependendo dos resultados entregues pelo teste, com números menores do que o contratado tanto para download como para upload, você pode então detectar problemas no roteador ou até um problema técnico do provedor. Nesse caso, recomendamos que você procure uma ajuda técnica para diagnosticar melhor a origem do problema e adotar a solução mais adequada.

 

 

Testes mais úteis

 

 

Outros indicadores que os testes de velocidade podem mostrar onde o problema está são a latência da conexão, a velocidade de download e de upload.

Sobre o primeiro, este é um tipo de registro que indica quanto tempo leva para os dados viajarem pela rede para chegar ao seu destino final. Os registros ideais para esta velocidade nesse número equivale a uma latência menor que 100 ms. Acima desse número, é esse índice que pode causar atrasos na velocidade de navegação.

Sobre as velocidades de download e upload, é necessário observar se existe um equilíbrio nos números para o melhor funcionamento da rede. Por isso é recomendável que você faça vários testes em diferentes horas do dia, para assim comprovar como a sua conexão de internet se comporta em diferentes momentos.


Compartilhe