Esse é um problema recorrente dos usuários do Apple Watch: a baixa autonomia de bateria. O produto pode parar de funcionar em poucas horas de uso em cenários específicos, e isso irrita aos usuários mais exigentes.
Existem algumas dicas que podem ajudar a expandir a autonomia de bateria do Apple Watch. Se você seguir o passo a passo de algumas soluções apresentadas, pode (com alguma sorte) conseguir horas adicionais de uso com o relógio inteligente da Apple.
A ideia aqui é conseguir um pouco mais de tempo de uso, mas sem sacrificar os principais recursos do relógio, equilibrando a economia de energia com a boa experiência de uso com o produto.
Ativando o modo de baixo consumo
Esse é um recurso que a própria Apple endossa em seu centro de suporte para melhorar a autonomia do Apple Watch.
A funcionalidade reduz temporariamente o desempenho do Apple Watch, limitando ou desativando algumas funcionalidades, como o modo Always On, a medição secundária de frequência cardíaca e a captação do oxigênio no sangue.
O modo de economia de energia também promove um delay nas notificações e desconecta de forma temporária a rede de dados.
Faça o seguinte:
- Pressione o botão lateral para abrir a Central de Controle
- Toque no indicador de porcentagem de bateria
- Role a tela e ative o modo de baixo consumo
O sistema ainda permite a seleção do período de ativação – 1, 2 ou 3 dias –, proporcionando ao usuário a flexibilidade de ajustar essa função de acordo com suas necessidades momentâneas, especialmente quando o dispositivo atingir níveis críticos de carga, como 10%.
Atualize o software do dispositivo
A atualização de software garante que o gerenciamento de energia do Apple Watch fique no seu nível mais aprimorado, com melhorias e correções que podem beneficiar na autonomia.
Para realizar a atualização, faça o seguinte:
- Acesse o menu “Ajustes”
- Navegue até a aba “Geral”
- Selecione a opção de atualização de software
Para realizar o procedimento com segurança, deixe o iPhone emparelhado a uma rede WiFi, e certifique-se que o relógio esteja em um carregador, com a bateria tendo pelo menos 50% de carga, a fim de evitar que o processo drene ainda mais a energia disponível no Apple Watch.
Reduza o brilho da tela
É a medida que mais pode ter impacto positivo na duração de bateria do seu Apple Watch.
Níveis elevados de brilho resultam em um maior consumo de energia, comprometendo a autonomia do relógio.
Para ajustar essa configuração, faça o seguinte:
- Acesse o menu “Ajustes”
- Selecione a opção “Tela e Brilho”, onde será possível diminuir a intensidade luminosa do display
Desative a opção de limite de carga otimizado
O recurso é pensado na preservação da vida útil da bateria do Apple Watch a longo prazo, mas entrega uma carga diária inferior a 100%, fazendo com que o relógio funcione por um período menor ao longo do dia.
Algoritmos de aprendizado de máquina monitoram os padrões de carga e uso do dispositivo, e consegue ajustar dinamicamente o nível máximo de carga, priorizando a durabilidade do componente em detrimento da autonomia imediata.
Se você quer utilizar a carga máxima da bateria do Apple Watch para manter o relógio funcionando por mais tempo, é necessário desligar esse recurso.
Faça o seguinte:
- Navegue até “Ajustes”
- Acesse o menu “Bateria”
- Selecione a opção “Status da Bateria”
- Desative o recurso de limite de carga otimizado
Cuidado com a variação de temperatura
A temperatura ideal para o Apple Watch (segundo a própria Apple) é entre 16°C e 22°C. Temperaturas acima de 35°C podem danificar permanentemente a bateria, enquanto em ambientes frios a duração da bateria pode ser temporariamente menor.
Como moramos em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, é até normal ver a bateria do relógio funcionar por um tempo um pouco menor do que o esperado, justamente por conta das questões técnicas.
Por isso, algumas das dicas mencionadas no artigo são ainda mais úteis para os usuários brasileiros que, de forma natural, terão que lidar com uma autonomia menor no relógio da Apple o tempo todo.
Reduza as animações
Desativar as animações e usar um papel de parede preto pode ajudar a prolongar a vida útil da bateria. Como estamos falando de uma tela que, mesmo pequena, consome bateria, desativar essa funcionalidade pode ajudar a expandir o tempo de uso.
Para desativar as animações, vá em “Configurações”, clique em “Acessibilidade” e ative a opção “Reduzir animações”.
Outra dica importante neste aspecto é limitar as exibições de animações no watchOS, pois ela também conta com um elevado consumo energético na tela do dispositivo.
Para limitar as animações, acesse as configurações do Apple Watch em “Geral > Acessibilidade” e ative as opções “Reduzir animações” e “Reduzir transparências”.