TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Dicas para usar o NFC no smartphone de forma segura | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Dicas para usar o NFC no smartphone de forma segura

Dicas para usar o NFC no smartphone de forma segura

Compartilhe

Muitas pessoas abraçaram a prática de realizar pagamentos com o smartphone ou usar o NFC para diferentes atividades. Mas outras tantos não o fazem por medo de que roubem seus dados bancários ou informações pessoais.

O NFC, quando bem utilizado, pode ser um método bem seguro. Principalmente pelo fato de ser um meio de comunicação de curto alcance. Logo, basta utilizar a tecnologia de forma adequada.

Neste post, vamos dar algumas pequenas dicas para o uso do NFC no smartphone de forma cômoda e segura. Quem sabe dessa forma disseminamos o medo que existe dentro de algumas pessoas.

 

 

 

Use os meios de segurança mais clássicos

Para pagar via NFC no smartphone de modo mais seguro, utilize o recurso com outros métodos de segurança que você utiliza todos os dias no dispositivo. Por exemplo, o padrão de desbloqueio de tela, uma senha numérica, o leitor de digitais ou o desbloqueio por facial.

Dê preferência para o leitor de digitais, pois esse é um método que não pode ser burlado com facilidade. Mas os demais meios de segurança são igualmente seguros, principalmente em caso de gastos com valores muito elevados. O que não dá é utilizar o NFC sem qualquer padrão de bloqueio ou segurança.

 

 

 

Habilite o Secure NFC

O Secure NFC faz com que o chip presente no smartphone só seja ativado quando a tela do seu telefone estiver desbloqueada, só se tornando visível ou ativa quando realmente for necessário o seu uso, que é no momento do pagamento da compra.

Ou seja, as chances de você realizar um pagamento sem se dar conta disso são nulas. Por isso, vale a pena verificar se você tem o Secure NFC nos ajustes de segurança do seu dispositivo.

 

 

 

Ative o NFC só quando você precisa dele

Aqui, nem é preciso configurar nada de forma prévia no smartphone. Basta usar o senso comum e só habilitar o NFC quando ele for necessário. Ou seja, você ativa no momento da cobrança, realiza o pagamento e, logo depois, desliga o recurso.

Pode ser um inconveniente ter que ativar e desativar o recurso todas as vezes que ele precisa entrar em ação, mas em compensação é uma forma de manter o seu dispositivo seguro e evitar o uso indevido do NFC por outras pessoas por perto.

 

 

 

Use exclusivamente em aplicativos seguros

Só use o NFC em aplicativos que são seguros e conhecidos, como Google Pay, Samsung Pay ou Apple Pay. Também vale a pena utilizar a ferramenta nos aplicativos do seu banco, sempre e quando é sabido que ele pode oferecer a segurança necessária aos seus dados.

O ideal mesmo é utilizar um app oficial de cobrança para evitar maiores problemas, mas nada impede que você alterne entre diferentes métodos de pagamento com o NFC. A única regra é a confiabilidade desse aplicativo que você vai usar. Sempre verifique este aspecto antes de continuar.

 

 

 

Use o NFC apenas em lugares e com pessoas de confiança

Só realize pagamentos com NFC em empresas, entidades, lugares e com pessoas de confiança. Não realize pagamentos por esse formato com uma pessoa que você acabou de conhecer, ou em estabelecimentos que não contam com a credibilidade comprovada. Nesses casos, procure por outras formas de pagamento em caso de dúvidas.

 

 

 

Reforce a segurança do seu smartphone

Antes de começar a realizar pagamentos via NFC com o seu smartphone, vale a pena verificar se o dispositivo está livre de vírus e malwares. Dessa forma, você evita que um software malicioso pré-instalado acabe roubando os seus dados de pagamento logo nas primeiras utilizações do recurso.


Compartilhe