Dicas para trabalhar em home-office com eficiência | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Dicas para trabalhar em home-office com eficiência | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Dicas para trabalhar em home-office com eficiência

Dicas para trabalhar em home-office com eficiência

Compartilhe

Os especialistas em saúde estão recomendando que, quem puder, fica em casa para prevenir o contágio do coronavírus. Mas isso não quer dizer que você não pode trabalhar. Eu mesmo produzo os conteúdos do TargetHD.net do meu apartamento, e esse blog funciona há 12 anos. Logo, qualquer ser humano organizado consegue.

Nesse post, deixo alguma das melhores dicas para trabalhar em modo home-office ou teletrabalho. Para quem vai começar agora nessa prática, as dicas podem ser valiosas.

 

 

 

Defina qual será a modalidade do trabalho remoto

 

Uma das liberdades do home-office é o horário de trabalho, que podem ser sincronizados entre todos os membros da equipe ou cada um define os seus horários, cumprindo suas metas (assíncrono). Definir bem qual é o seu horário de trabalho pode evitar possíveis dores de cabeça no futuro.

 

 

 

Boas práticas de reuniões remotas

 

Videochamadas em grupo funcionam de forma similar à reunião presencial:

– Entre na conversa minutos antes para revisar microfone e câmera.
– Ative a câmera de frente para você, para identificar linguagens não verbais e reduzir distrações.
– Procure um lugar sem ruídos, ou use fones de ouvido e silencie o sue microfone quando os demais falam.

 

 

 

Defina limites na sua casa

 

Trabalhar em casa também pode ser estressante, pois sua família pode pensar que você está livre o tempo todo. Converse com sua família de forma clara, e explique o tempo que você estará trabalhando. Ou use qualquer coisa que pode dar a entender que você está trabalhando (use fones de ouvido, faça anotações, use terno e gravata em casa, etc). Também defina os horários para os quais você não vai pensar em trabalho de jeito nenhum, e respeite esses horários.

 

 

 

Faça todos saberem que você está online

 

No meio da videoconferência, quando alguém perguntar algo para todos os presentes, faça alguma coisa para que os demais saibam que você está online e prestando atenção. Isso ajuda a dar confiança para os demais membros da reunião, deixando a comunicação mais eficiente. Nada é pior em uma chamada de trabalho remoto que deveria ser produtiva, mas se transforma em um monólogo ou discurso de meia dúzia de pessoas.

 

 

 

Estabeleça uma rotina para começar e terminar o dia

 

Não ter que pegar o trânsito para ir e voltar ao trabalho é um dos prêmios que o home-office oferece para você. Diante disso, você pode ganhar tempo para outras atividades e, ainda assim, se manter produtivo para o trabalho. Logo, estabeleça uma rotina diária que ajuda você a entrar no modo trabalho. Vale qualquer coisa: de tomar café da manhã, se vestir com se fosse para o escritório, andar de bicicleta por esporte (simulando o deslocamento para o escritório) entre outros. Você também precisa estabelecer a mesma rotina para encerrar a jornada de trabalho, para desacelerar e voltar para a rotina com a sua família ou lazer.

 

 

 

Desenvolva a sua habilidade para escrever

 

Em determinado momento, você precisa formalizar acordos verbais ou desenvolver textos sobre temas que você viu ou ouviu, resumindo as informações. Quando você trabalha à distância, as interações pessoais normalmente desaparecem ou mudam.

Para quem toma o home-office a sério, precisa desenvolver melhor a habilidade para escrever, para melhor comunicar as ideias de forma mais completa e clara possível, para que a outra pessoa entenda claramente o que você quer dizer. Priorize a transmissão de pensamentos completos no lugar de chats no WhatsApp.

Outra vantagem da comunicação escrita é permitir que a informação esteja disponível para todos os membros da equipe, inclusive para futuros funcionários que podem consultar as referências quando necessário. Várias ferramentas podem facilitar nesse aspecto, como Basecamp, Slack, Twist, Google Drive, Notion, Confluence, Trello, Jira, entre outros.

 

 

 

A reunião pode passar por uma comunicação por e-mail

 

Reuniões remotas são a melhor opção para o teletrabalho, mas não precisamos abusar desse expediente.

Para as videochamadas, vale a pena usar ferramentas como Hangouts, Meet, Zoom, Skype e outras. Mas uma reunião de cinco pessoas que pode durar ou uma ou cinco horas precisa ter uma pauta do dia (ou prévia dos assuntos a serem tratados) e, ao final, um resumo com as tarefas pendentes, com prazos definidos e responsáveis por cada tema. E essas duas pontas do processo podem (e devem) passar por uma comunicação por e-mail com todos os membros de trabalho envolvidos na mesma conversa.

 

 

 

Conclusão

 

O mercado de trabalho se tornou ainda mais dinâmico com o home office, e os profissionais buscam uma maior qualidade também neste aspecto, pois isso pode representar um melhor desempenho em suas tarefas e projetos. Diferentes postos de trabalho em tecnologia disponíveis hoje abraçaram a dinâmica do trabalho em casa, e oferecer melhorias nas condições de trabalho remoto passou a ser um investimento para aquelas empresas que pretendem crescer a médio e longo prazos.


Compartilhe