Dicas para tirar fotos com qualquer tipo de smartphone | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Dicas para tirar fotos com qualquer tipo de smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Dicas para tirar fotos com qualquer tipo de smartphone

Dicas para tirar fotos com qualquer tipo de smartphone

Compartilhe

Se tem uma coisa que usuários de smarpthones mais estão fazendo é registrar fotos. E isso acontece em qualquer tipo de dispositivo. Nem precisa ser o último modelo lançado.

E um dos grandes desafios para os usuários é registrar fotos decentes de eventos, paisagens e pessoas com o seu celular que custou baratinho no parcelamento das Casas Bahia. Eu sei, a crise econômica está batendo pesado, e trocar de smartphone nesse momento não é uma prioridade. Mas é possível registrar boas fotos com o seu telefone intermediário ou de entrada.

Bom, também não vamos prometer milagres aqui. Mas podemos dizer que os resultados podem melhorar muito, se você seguir os cinco conselhos básicos disponíveis nesse post.

 

 

 

Limpe a lente (ou as lentes)

 

É o mínimo que se pede antes de tirar uma foto. Caso contrário, a impressão que fica é que tudo e todos estão em uma sauna o tempo todo. Está valendo até limpar as lentes da câmera na camiseta (apesar de não ser o ideal) antes de registrar a foto, pois a gordura dos seus dedos e de sua mão podem prejudicar o resultado final.

Não é mesmo, Guillermo del Toro?

 

 

 

 

Use a luz a seu favor

 

Por melhor que a câmera do seu smartphone seja, ela ainda não está no mesmo nível que um equipamento profissional. Pode parecer meio lógico para você, mas para muita gente não é: registrar a foto no lugar errado, com a luz nas costas da pessoa (e não na frente dela) tem resultados simplesmente horrendos (a não ser que você esteja buscando deliberadamente esse resultado).

O mesmo vale na hora de tirar fotos de objetos ou de comida. Evite que o smartphone, suas mãos ou outras pessoas produza sombras, trabalhe com os ângulos e procure sempre a melhor iluminação.

 

 

 

Trabalhe com a exposição

 

Hoje, 99% dos smartphones permitem que você dê um toque em cima do alvo da foto no app de câmera antes de registrar a foto. Esse recurso é o controle de exposição. Saber utilizá-lo pode resultar em imagens surpreendentes. Vale a pena dedicar alguns segundos a mais para usar esse truque.

 

 

 

Use o modo quadriculado

 

 

O modo quadriculado pode ajudar na hora de você pensar na composição da foto, pois entrega a tal regra dos três terços.

 

 

Ou seja, você precisa dividir a imagem em três terços na horizontal e vertical, dividindo a cena em nove partes iguais, onde os quatro pontos de intersecção dessas linhas vão fixar os pontos adequados para o centro da cena. Dessa forma, saímos do costume em posicionar o nosso sujeito ou elemento protagonista exatamente no centro do enquadramento.

 

 

 

Abandone o flash

 

Simples assim.

E isso não é um conselho. É a sua obrigação.

Desligue o flash automático da câmera. Você jamais fará uma foto melhor com ele. Para isso, existe a luz artificial.

A única exceção aceitável é quando a foto é de trabalho. Fora isso, guarde o cenário na sua memória, que é melhor.

Lembre-se: o flash NÃO É SEU AMIGO!

 

 

 

Dicas para registrar fotos melhores existem aos montes, mas essas cinco são essenciais para quem quer entregar fotos minimamente aceitáveis, independente do tipo de dispositivo, da qualidade do sensor ou da situação em que você se encontra.


Compartilhe