Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Dicas para registrar ótimas fotos dos fogos de artifício na noite de ano novo

Dicas para registrar ótimas fotos dos fogos de artifício na noite de ano novo

Compartilhe

E chegamos a mais um final de ano, e esse é um dos últimos posts com dicas de tecnologia que você vai ler. Ou talvez não, pois nunca sabemos quando uma bomba vai pipocar no mundo tech.

As únicas bombas que sabemos que vão explodir são dos fogos de artifício na noite de 31 de dezembro. É um espetáculo bem bacana, e que certamente você pensa em registrar com o smartphone novo que (com alguma sorte) você comprou entre as vendas do Dia do Solteiro, a Black Friday e o Natal.

E se você caiu neste post, é porque quer fazer isso em grande estilo.

Pois bem vou te ajudar nessa tarefa um tanto quando complexa. Não basta pressionar o botão de obturador para registrar uma boa foto durante as queimas de fogos de ano novo. É preciso pensar em alguns detalhes que são importantes para que o registro da imagem seja de alta qualidade.

Bom, vamos falar dos detalhes a partir de agora.

 

 

 

Preste atenção na sua localização

É só parar para pensar um pouco: do que adianta você ter um iPhone com uma câmera excepcional se os fogos de artifício não podem ser vistos da janela da sua casa ou sacada do seu apartamento?

Ou seja, antes mesmo de começar a ajustar as configurações do aplicativo de câmera do seu smartphone, estude muito bem o local onde você vai estar quando a queima de fogos começar. Escolha um local onde é possível ter uma visão periférica do evento, pois isso vai aumentar (e muito) as chances de você realizar o registro de boas cenas.

Além disso, considere os fatores de momento antes de realizar os registros fotográficos. A fumaça que pode aparecer com a queima de fogos certamente vai atrapalhar na hora do registro de imagens, atrapalhando no alcance de fotos de boa qualidade.

Com este fator em mente, concentre-se nas primeiras fotos, ou aquelas que serão registradas nos primeiros minutos da queima de fogos. Elas tendem a ser as melhores e mais importantes do seu ensaio fotográfico de virada do ano.

 

 

 

Faça os ajustes necessários

Agora que você escolheu o local onde fará os registros das fotos da queima de fogos durante a virada de ano, chegou a hora de realizar alguns ajustes que são necessários para que essas imagens sejam registradas com a maior qualidade possível.

Os aplicativos de câmera dos smartphones contam com ajustes manuais, que entregam ao usuário um maior controle de detalhes que podem melhorar sensivelmente a qualidade final da foto, uma vez que permite inclusive o gerenciamento do funcionamento das lentes fotográficas.

Como aspectos básicos e fundamentais que precisam ser configurados por você, é obrigatório o desligamento do flash (pois ele é dispensável na hora de registrar fotos com objetos em longa distância), ajustar manualmente o sensor fotográfico com uma ISO baixa e um tempo de exposição maior (pois estamos registrando imagens de efeitos em movimento), usar um tripé (para um registro de foto mais estável) e dispensar o uso do zoom (para não registrar fotos de baixa qualidade).

Além de utilizar um tempo de exposição maior, vale a pena ativar o modo de registro de foto com as mãos livres, para evitar que o telefone acabe vibrando ao pressionar o botão de obturador.

E, como dica adicional, realize o disparo quando você escutar o tiro do morteiro ou o barulho do artifício que você quer registrar em foto, pois dessa forma aumentam as chances de você capturar todo o processo da execução, registrando o ponto final da imagem por completo no céu.

 

 

 

Use e abuse de bons softwares de câmera

Dependendo do fabricante do seu smartphone, ele não vai contar com o melhor software fotográfico para registrar as fotos das queimas de fogos. Por isso, use sempre que for possível um aplicativo dedicado para a fotografia que oferece recursos mais avançados e melhores resultados finais nas fotos.

Uma dica que é uma espécie de regra para todo mundo que quer registrar boas fotos nas mais diferentes situações é o download e instalação do port do Google Camera ou GCam. Este aplicativo entrega resultados finais excepcionais, além de contar com recursos que serão relevantes para o registro de fogos na queima de fogos.

Um desses recursos é o modo Night Sight, que entrega fotos noturnas brilhantes e cheias de cores em cenários mais escuros. O aplicativo ajusta a imagem e elimina elementos que podem atrapalhar na imagem final.

 

Conclusão

É isso aí.

Com essas dicas, as chances de você registrar boas fotos da queima de fogos de ano novo são enormes. Vale a pena fazer alguns testes em outras situações, e deixar tudo pronto para você registrar esse momento da forma mais eficiente possível.

E um feliz ano novo para você e sua família.


Compartilhe