TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Dicas para reduzir a temperatura do seu notebook | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Dicas para reduzir a temperatura do seu notebook

Dicas para reduzir a temperatura do seu notebook

Compartilhe

Quando este conteúdo for publicado, estaremos no verão brasileiro, que tende a ser algo escaldante em algumas regiões. E os nossos dispositivos eletrônicos tendem a sofrer mais do que o normal, principalmente no caso dos notebooks que trabalham em alta performance.

Quando um computador desktop ou notebook precisa trabalhar em alto desempenho, ele naturalmente gera uma maior quantidade de calor para extrair o máximo dos seus componentes de hardware. E essa maior demanda, combinada com as temperaturas elevadas, pode resultar em um algo muito sério para os dispositivos.

Para evitar que o pior aconteça com o seu desktop ou notebook, apresentamos algumas soluções básicas que podem ajudar a reduzir a temperatura interna do equipamento.

 

Procure medir a temperatura do notebook

O primeiro passo para resolver o problema é obtendo um diagnóstico preciso do que está acontecendo.

Verifique a temperatura da CPU, principalmente quando o computador estiver com um comportamento mais lento do que o normal. Esse pode ser um dos principais sinais de aquecimento excessivo dos seus componentes internos.

Você até pode utilizar programas de terceiros que podem fazer esse monitoramento de temperatura interna do computador, pois eles podem mostrar tanto a temperatura atual como aquela que o equipamento deveria ter em função da tarefa em execução.

 

Dê espaço para os slots de ventilação do notebook

Os notebooks não contam com tanto espaço para ventilação, o que reduz naturalmente a sua capacidade de refrigeração. E isso pode resultar no superaquecimento dos seus componentes.

Logo, certifique-se que as ranhuras de ventilação estão liberadas e desobstruídas, permitindo assim a saída do ar quente gerado pelos componentes internos o portátil.

Os slots de ventilação do notebook podem mudar de local, dependendo da marca e do modelo do seu portátil. Mas o mais importante é que nada fique bloqueando as saídas de ar do equipamento. Quanto mais livres ficarem as ranhuras de ventilação, maior será a capacidade de ventilação do notebook.

 

Certifique-se que nenhum software está consumindo recursos

O que pode estar acontecendo com o seu notebook é algo bem comum com vários usuários: softwares ou aplicativos instalados com um comportamento anormal, que resulta em um maior consumo de recursos.

Esses softwares certamente estão trabalhando em um regime mais intenso, o que vai resultar em um aumento de temperatura interna de forma quase automática.

Para verificar se isso está acontecendo com o seu portátil, entre no Administrador de Tarefas e verifique qual é a porcentagem do consumo de CPU dos softwares instalados no seu equipamento.

 

Tente reiniciar o notebook

Essa é uma solução básica, simples e que resolve boa parte dos problemas na maioria dos casos.

Simplesmente reinicie o computador para encerrar algum aplicativo que está em execução, pois esse software pode eventualmente gerar um maior consumo de recursos no equipamento. Dessa forma, você pode começar a sessão de uso do zero, o que pode efetivamente resolver o problema.

Certifique-se que todos os aplicativos abertos sejam encerrados com o processo de reinicialização, e as chances do seu notebook voltar a funcionar normalmente são grandes.

 

Use recursos de terceiros

Não é a solução ideal, mas pode ser uma solução para os casos mais específicos ou cenários mais críticos.

Existem algumas ferramentas no mercado que podem ser de muita ajuda na hora de reduzir a temperatura interna do computador. Também vale a pena utilizar bases refrigeradoras ou dispositivos específicos para resfriamento da temperatura dos notebooks.

Por outro lado, se nenhuma solução apresentada neste conteúdo resolver o problema de superaquecimento do seu notebook, tudo o que resta no seu caso é procurar ajuda de uma assistência técnica especializada para revisar os componentes de hardware e software do seu computador portátil.

De qualquer forma, você tem grandes chances de resolver o problema de temperaturas elevadas no portátil com as dicas apresentadas neste conteúdo.


Compartilhe