TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Dicas para obter mais espaço de armazenamento nos smartphones da Xiaomi | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Dicas para obter mais espaço de armazenamento nos smartphones da Xiaomi

Dicas para obter mais espaço de armazenamento nos smartphones da Xiaomi

Compartilhe

As ROMs MIUI da Xiaomi já foram bem piores. Hoje, estão mais leves e menos intrusivas, entregando assim um desempenho melhor para os dispositivos compatíveis. Por outro lado, é indiscutível que essa versão customizada do Android ainda conta com muito lixo reciclado.

A quantidade de arquivos e softwares que são considerados lixo dentro da MIUI instalada nos telefones da Xiaomi é um fato que qualquer usuário de um dispositivo da marca pode comprovar. E isso compromete de forma decisiva o desempenho desses smartphones. Sem falar nos arquivos desnecessários que naturamente são armazenados no telefone com o passar do tempo, por conta do uso normal e corrente.

Neste artigo, vamos mostrar o que você deve fazer para eliminar essa enorme quantidade de lixo em forma de que eventualmente fica armazenado nos telefones da Xiaomi.

 

O que consome mais espaço de armazenamento no telefone?

Para começar, entre em Ajustes > Armazenamento na interface MIUI, e um gráfico vai mostrar quais são os aplicativos que mais estão consumindo espaço de armazenamento no seu dispositivo.

Normalmente são os vídeos e fotos recebidas de redes sociais ou alguns aplicativos mais volumosos, principalmente os jogos. Vale a pena entrar também no item Outros, onde você vai detectar diferentes tipos de arquivo que ocupam armazenamento no telefone e são mais complexos para serem eliminados.

Não se preocupe. Vamos falar mais sobre essa complexidade dos arquivos da categoria Outros a partir de agora.

 

Memória cache vs armazenamento

Muitas ferramentas de limpeza de arquivos armazenados em smartphones apenas esvaziam a memória cache para deixar o telefone momentaneamente mais fluído. Porém, essa melhora de desempenho é temporária.

O armazenamento em cache é uma cópia automática de dados para que um aplicativo ou página web acesse as informações mais rápido. Com o tempo, esses dados são duplicados, consumindo espaço de armazenamento, e o que existe para melhorar o desempenho acaba prejudicando a performance a longo prazo.

Já o armazenamento local é onde todos os arquivos baixados, instalados ou criados são armazenados no dispositivo, incluindo fotos de vídeos que registramos nas câmeras ou recebemos nas redes sociais.

E eu nem preciso dizer que o segundo tipo de armazenamento é bem mais problemático que o primeiro.

Felizmente, a MIUI conta com diferentes ferramentas para liberar espaço útil de armazenamento e eliminando arquivos que não são tão úteis para o nosso dia a dia com o smartphone.

 

Limpe a cache do dispositivo

Para apagar a memória cache em um smartphone da Xiaomi com a interface MIUI, faça o seguinte:

  1. Vá para o aplicativo Configurações
  2. Entre no menu Armazenamento
  3. Selecione a opção Dados em cache
  4. Uma janela pop-up será aberta solicitando que você os remova
  5. Confirme e seu cache será liberado

Você pode repetir o procedimento sempre e quando for necessário para garantir o melhor desempenho possível do smartphone como um todo.

 

Use o aplicativo de limpeza da MIUI

Para acessar e utilizar a ferramenta de administração e segurança nativa da MIUI e se livrar dos itens inúteis que ficam ocupando espaço de armazenamento desnecessário, faça o seguinte:

  1. Abra o aplicativo de segurança
  2. Selecione a ferramenta Limpador
  3. Aqui, você verá um botão ‘limpar’ na parte inferior da tela detalhando quanto espaço você ganhará
  4. Você pode excluir esses arquivos e liberar espaço de armazenamento pressionando o referido botão
  5. O aplicativo também sugere outros itens que você pode excluir para ganhar ainda mais memória

Neste mesmo aplicativo de Segurança, você pode utilizar de forma opcional o item Deep Clean, que libera o espaço de armazenamento consumido por dados móveis. Aqui, vale a pena ter uma certa dose de cuidado para não eliminar itens que são importantes para o funcionamento de aplicativos específicos.

 

Localize os aplicativos que você não usa

Para localizar os aplicativos que estão instalados no seu smartphone, mas que são pouco utilizados (ou sequer foram executados por você) e que podem ser removidos do dispositivo, faça o seguinte:

  1. Abra a loja Google Play
  2. Clique no seu perfil
  3. Clique na opção Armazenamento
  4. Selecione Gerenciar aplicativos e dispositivo
  5. No canto superior direito, altere o filtro para os aplicativos menos usados
  6. No topo aparecerão os aplicativos que você gasta menos tempo e quanto eles ocupam
  7. Selecione todos aqueles que deseja excluir do celular
  8. Exclua-os clicando no ícone da lixeira no canto superior esquerdo

 

Remova o lixo da galeria de imagens

Em diferentes versões da MIUI foi detectado um problema que faz com que a memória do smartphone seja preenchida com arquivos desnecessários relacionados com a galeria de imagens do dispositivo.

Em particular, uma pasta chamada ‘miuigallery’ fica cheia de arquivos que deveriam ser excluídos automaticamente. Não são fotos, nem vídeos ou qualquer conteúdo que esteja no rolo de câmera do seu telefone Xiaomi, de modo que nada de importante será perdido.

A solução neste caso passa por instalar um aplicativo de galeria complementar para deletar os dados desnecessários gerados por essa falha.

Faça o seguinte:

  1. Baixe a versão 2.2.16.22 da galeria MIUI neste link
  2. Conceda as permissões necessárias
  3. Abra o gerenciador de arquivos do seu Xiaomi
  4. Exclua manualmente todos os arquivos com a extensão .miuigallery, bem como a pasta ZMAN, que está causando o problema

 

Elimine arquivos duplicados

Para eliminar arquivos duplicados que estão armazenados na memória interna do seu smartphone, faça o seguinte:

Abra o aplicativo FX File Explorer

Conceda permissões de acesso ao armazenamento

Selecione a opção Ferramentas de limpeza.

Entre os diferentes menus que aparecem na tela, clique em Excluir duplicatas.

Deixe o aplicativo encontrar esses arquivos e, quando concluir a verificação, toque no ícone Excluir para excluí-los.

 

Exclua o conteúdo da pasta Outros

A pasta outros é responsável por armazenar dados de aplicativos como WhatsApp, Instagram, Messenger e outras plataformas de redes sociais, salvando uma cópia de conteúdos de mídia recebidos para uma consulta offline.

Se esses arquivos estão ocupando muito espaço de armazenamento no telefone, eles devem ser eliminados para devolver um bom desempenho ao dispositivo.

Faça o seguinte:

  1. Abra o Gerenciador de arquivos
  2. Vá para a pasta MIUI
  3. Procure por arquivos ‘photo_blob’ (miniaturas de imagens da galeria) e exclua-os
  4. Vá para a pasta ‘debut_log’ e exclua todos os itens

 

Use um cartão microSD sempre que possível

Se o seu telefone conta com um slot para cartões microSD, aproveite esse recurso. Dessa forma, você pode expandir com muita facilidade a capacidade de armazenamento interno do seu telefone.

Se você já conta com um cartão microSD no smartphone, faça o backup desses dados para uma unidade de armazenamento externo, liberando espaço para novos conteúdos.

Para formatar um cartão microSD instalado no seu smartphone Xiaomi, faça o seguinte:

  1. Entre nas configurações do telefone
  2. Acesse a seção Sobre o telefone
  3. Clique na opção Armazenamento
  4. Escolha a opção Formatar cartão SD
  5. Para confirmar o procedimento, clique em Formatar cartão SD

Com isso, você tem mais espaço disponível para armazenar novos conteúdos no seu smartphone, como fotos, vídeos, músicas, arquivos e outros itens inúteis.


Compartilhe