Dicas para melhorar o desempenho do seu Android antigo
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Dicas para melhorar o desempenho do seu Android antigo

Dicas para melhorar o desempenho do seu Android antigo

Compartilhe

O seu smartphone era um top de linha em 2018, mas de forma misteriosa, ele está com um desempenho pior que aquele Moto G que o seu pai insiste em usar desde 2013 (não podemos culpá-lo por isso).

E você se pergunta: “o que deu errado na minha vida?”.

Calma. Vou tentar te ajudar.

Neste post, vamos revisar algumas dicas e truques que podem otimizar e melhorar o desempenho do seu smartphone Android de forma quase imediata, evitando que você mande o dispositivo para uma assistência técnica ou que um investimento desnecessário em outro modelo aconteça.

Se o seu smartphone tem mais de dois anos de uso, as dicas a seguir serão mais do que preciosas, já que vão dar uma sobrevida ao dispositivo.

 

 

 

As dicas que podem dar uma sobrevida ao seu smartphone Android

  1. Desinstale aplicativos que você não usa: além de liberar espaço de armazenamento, você evita que alguns softwares sejam utilizados em segundo plano, consumindo recursos do dispositivo de forma desnecessária.
  2. Mate processos não utilizados automaticamente: sabe aqueles aplicativos que você usa uma vez por dia para não abrir tão cedo? Então… configure o Android para que esses softwares sejam encerrados de forma automática, pois isso vai ajudar a melhorar o desempenho do telefone a médio e longo prazo.
  3. Animações… pra quê?: você não vai querer ou precisar de animações no seu smartphone. Sério. Isso não serve para nada. Desabilite esse recurso o quanto antes.
  4. Libere espaço de armazenamento: quanto menor o espaço livre para armazenamento do telefone, maiores são as chances do desempenho do mesmo piorar. Por isso, se livre de tudo o que é inútil e que ocupa espaço para coisas úteis.
  5. Elimine o cache dos aplicativos: os softwares instalados no smartphone contam com uma memória residual para garantir um bom funcionamento. Eliminar essa memória de tempos em tempos é uma boa ideia para deixar o telefone mais fluído.
  6. Apague arquivos de grandes dimensões: acredite em mim… não é uma boa ideia ter a versão do Zack Snyder de Liga da Justiça salvo em 4K na memória de armazenamento do seu smartphone. E nem é por causa do filme em si (eu gostei).
  7. Cuidado com os arquivos do WhatsApp: se você é uma pessoa que participa de muitos grupos ou tem muitos contatos no aplicativo de mensagens mais popular do mundo, é quase certo que você tem uma tonelada de fotos e vídeos enviados e recebidos que podem ser removidos do seu smartphone o quanto antes.
  8. Widgets são seus inimigos: por mais que um widget deixe a vida do usuário mais prática, ele cobra como preço roubar parte do bom desempenho que o seu smartphone poderia ter sem ele. Analise se vale a pena aceitar essa troca.
  9. Reinicie o smartphone de vez em quando: ao reiniciar o telefone, você encerra por tabela alguns processos e aplicativos que podem interferir no bom desempenho do dispositivo. Recomeçar é, em muitos aspectos da vida, a melhor forma de prosperar #filosofiageek.
  10. Restaurar para as configurações de fábrica: se você fez tudo o que eu escrevi acima e, ainda assim, o seu pai tem um smartphone melhor que o seu, não resta outra alternativa a não ser tomar a radical decisão de restaurar as configurações de fábrica do dispositivo. É, sem sombra de dúvidas, o método definitivo para quem quer ter o telefone funcionando bem, tal e como no dia em que recebeu ele da loja.

Compartilhe