TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Dicas para melhorar a privacidade no iOS 14 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Dicas para melhorar a privacidade no iOS 14

Dicas para melhorar a privacidade no iOS 14

Compartilhe

O iOS 14 está entre nós, e está fazendo muito barulho entre os usuários do iPhone. Muita gente atualizou o smartphone da Apple para a mais recente versão do sistema operacional, de modo que todo mundo ainda está descobrindo do que ele é capaz de fazer.

Mas um dos aspectos mais importantes para os usuários do iPhone (e se não é para você, deveria ser) é a segurança dos dados e a privacidade. A Apple realizou melhorias no iOS 14 que são focadas especificamente na segurança do dispositivo, já que malwares podem se fazer presentes a qualquer momento: basta ter um aplicativo mais vulnerável instalado no smartphone.

O sistema operacional faz o seu trabalho em proteger você das ameaças, mas cabe a você como usuário também fazer a sua parte, melhorando algumas configurações que podem ajudar a deixar o iOS 14 ainda mais seguro.

 

 

 

A localização no iOS 14

 

Os aplicativos que precisam da localização do dispositivo devem obter a permissão do usuário para isso. O iOS 14 vai perguntar se você quer a localização precisa ou não, algo que é pensado nos aplicativos de delivery ou transporte que precisam saber o seu endereço exato, e não para os apps de notícias. É você quem gerencia isso nas configurações da sua localização.

 

 

 

Acesso selecionado para as fotos

 

De um modo geral, qualquer sistema operacional questiona se você pode ou não oferecer acesso às fotografias. Já no iOS 14, os apps que precisam acessar a galeria não contam com esse acesso, justamente para não visualizarem todas as suas fotos. Você pode selecionar as fotos ou pastas que os aplicativos terão a permissão de acessar as imagens.

 

 

 

Câmera e microfone no iOS 14

 

Se você está na paranoia que o mundo está espionando você o tempo todo no smartphone (algo que não foge muito da realidade), saiba que o iOS 14 solicita o acesso ao microfone e à câmera nas redes sociais. E, mesmo assim, quando a câmera e/ou o microfone estiverem em uso de alguma forma, vai aparecer um ponto acima da barra de conexão (laranja para o microfone e verde para a câmera).

 

 

 

 

Privacidade no Safari

 

Você também pode ser espionado para entregar resultados de buscas recomendadas na internet, já que páginas visitadas podem rastrear você através dos cookies. O Safari pode identificar e bloquear esses sites, onde você pode solicitar de tempos em tempos relatórios de privacidade que vão revelar quais são os sites pouco seguros.

 

 

 

Publicidade

 

O rastreamento via navegador tem como objetivo exibir publicidade direcionada, e o iOS 14 vai solicitar permissão para isso também. Se você quer evitar os anúncios de determinados sites, você pode bloquear isso nas configurações. Por outro lado, você também fica um pouco distante das novidades que a Apple tem para os seus usuários.

 

 

 

Acesso à área de transferência no iOS 14

 

Um aviso na tela informa quando um aplicativo teve acesso à área de transferência. É útil, mas pode ser algo irritante (não vou negar). E, acredite: você vai encontrar muitos apps instalados no seu iPhone que ficam acessando loucamente a área de transferência.

 

 

 

Privacidade dentro da App Store

 

A Apple permite aos desenvolvedores dos aplicativos especificar quais são os dados que necessitam para o programa funcionar. Isso ajuda na geração dos dados que o usuário identifica com o uso de cada função, ajudando na decisão em liberar ou não o uso desses recursos para o aplicativo.


Compartilhe