TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Dicas para manter o seu Windows 11 mais organizado | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Dicas para manter o seu Windows 11 mais organizado

Dicas para manter o seu Windows 11 mais organizado

Compartilhe

Ter o nosso computador organizado é algo fundamental para aumentar a nossa produtividade. Mas não falo apenas da localização de arquivos, mas também na área de trabalho do Windows 11, o Menu Iniciar e a Barra de Tarefas.

Neste post, vamos deixar algumas dicas e configurações importantes para obter uma maior organização no Windows 11, beneficiando a produtividade e a funcionalidade do sistema operacional.

Os resultados práticos dessas mudanças serão sentidas no dia a dia de uso com o computador.

 

 

 

Um desktop limpo

Ter o menor número possível de componentes na área de trabalho é algo fundamental. Para conseguir isso, use os atalhos para aplicativos, pastas ou arquivos que você mais precisa ou que são indispensáveis para o seu uso diário.

Assim, você pode utilizar uma pasta criada em qualquer unidade de disco com os arquivos mais utilizados, e na área de trabalho ter um atalho direto, e não vários arquivos soltos.

Não faz sentido ter na área de trabalho um atalho para um aplicativo que você só usa uma vez e nada mais.

 

 

 

Menu Iniciar

O novo Menu Iniciar deve ter os aplicativos que nós queremos. No Windows 11, você encontra de cara os apps que o próprio sistema selecionou, e o usuário pode colocar ou remover aqueles que são do seu interesse, deixando tudo mais ordenado e à mão.

Se você quiser, pode ver todos os aplicativos clicando no botão correspondente, e assim encontrar todos os apps instalados. A escolha dos itens que serão exibidos podem acontecer de acordo em como utilizamos o computador: os mais utilizados serão exibidos e, a partir daí, podemos visualizar os nossos itens preferidos.

Para isso, vá nas Configurações do Windows > Personalização > Menu Iniciar. Dentro desse item, você vai encontrar várias opções, como:

  1. Mostrar aplicativos adicionados recentemente
  2. Mostrar os aplicativos mais utilizados
  3. Mostrar itens abertos recentemente em Iniciar, listas de atalhos e Explorador de Arquivos
  4. Pastas

 

 

 

Barras de Tarefas

A Barra de Tarefas também precisa contar apenas com os programas que mais usamos, reduzindo o espaço ocupado na área de trabalho e deixando esse item o mais limpo possível.

Ou seja, o nosso navegador web favorito, o Explorador de Arquivos, a loja de aplicativos do Windows e todos os programas que você mais usa no dia a dia, como Word, WhatsApp, e-mail e outros.

Você também pode personalizar a barra clicando com o botão direito do mouse em cima dela e escolher a opção de Configurações. Aqui, temos características bem interessantes para a customização:

  • Elementos da Barra de Tarefas (botões que vão aparecer, como Busca, Widgets, Chat, etc)
  • Ícones do canto inferior direito da Barra de Tarefas (itens como Menu Lápis, Teclado Touch ou Painel Touch Vertical, entre outros)
  • Desdobramento do canto da Barra de Tarefas (ícones que podem aparecer no canto da Barra de Tarefas, onde os demais ícones entram no menu de desdobramento)
  • Comportamento da Barra de Tarefas

 

 

 

Conclusão

Seguindo essas dicas, a sua Área de Trabalho do Windows vai ficar mais organizada, de forma inevitável. Assim, você pode obter maior produtividade no uso diário do computador. O tempo livre que você vai ganhar e, quem sabe, até a sua saúde mental vão agradecer.


Compartilhe