TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Dicas para manter a saúde da bateria do seu notebook ou smartphone em boas condições | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Dicas para manter a saúde da bateria do seu notebook ou smartphone em boas condições

Dicas para manter a saúde da bateria do seu notebook ou smartphone em boas condições

Compartilhe

Manter a bateria do seu smartphone ou notebook saudável pela maior parte do tempo possível é sinônimo de ampliar a vida útil daquele equipamento, agregando valor ao produto que está em uso. É também valorizar o investimento que você fez, agregando valor ao produto.

Alguns procedimentos podem ser tomados para prolongar a vida útil do seu dispositivo de tecnologia na autonomia de bateria, e vamos mostrar neste post algumas dicas simples que podem ser seguidas por qualquer pessoa. Se adotar essas rotinas de forma regular, a bateria do seu smartphone ou notebook certamente vai agradecer.

 

 

 

Evite temperaturas extremas

Sua bateria não vai trabalhar bem com muito calor ou muito frio. Logo, para que esse importante item de hardware aguente por mais tempo, deixe o seu dispositivo em uma faixa de temperatura mais fresca no verão e um pouco mais quente no inverno. Sim, é meio óbvio, mas é o que vai fazer a diferença a longo prazo.

 

 

 

A forma de carregar

 

Sem o efeito memória do passado, o recomendado hoje é manter a bateria de qualquer dispositivo eletrônico entre 20% e 80%. Isso evita a degradação das células desse elemento quando alcançadas as margens de recarga acima ou abaixo dessas porcentagens.

Várias marcas de notebooks e smartphones contam com um recurso de software integrado para proteger a recarga de bateria dentro dessas margens. Vale a pena conferir se o seu produto atual ou futuro possui essa funcionalidade.

 

 

 

Calibrar a bateria

 

Calibrar a bateria é o que dá a certeza que a informação passada pelo sistema operacional sobre a autonomia está correta.

No iPhone (iOS), o procedimento de calibração da bateria é o seguinte:

  • A primeira coisa é carregar o telefone a 100%.
  • Em seguida, descarregue a bateria completamente até que ela desligue por si mesma.
  • Em seguida, deixe descansar por 6 a 8 horas.
  • A última coisa é colocá-lo para carregar por cerca de 8 horas sem que seja ligado.

Nos smartphones Android, o procedimento para calibrar a bateria é o seguinte:

  • A primeira coisa é carregar a bateria a 100%.
  • Então, devemos deixá-lo acontecer por conta própria .
  • Nós deixá-lo fora por cerca de mais 4 horas.
  • Desligado, colocamos para carregar e quando estiver 100% deixamos plugado na rede elétrica por mais 40-45 minutos.

 

Nos notebooks, alguns fabricantes contam com softwares próprios para realizar o procedimento de calibragem de bateria. E alguns aplicativos de terceiros também podem realizar essa tarefa.

 

 

 

Evite o superaquecimento

Baterias com temperaturas muito elevadas sofrem de queda de desempenho. Quando você perceber que isso está acontecendo com o seu dispositivo, faça pausas no seu uso para tentar reduzir a temperatura.

Nos notebooks, você pode utilizar uma base de refrigeração para aumentar a ventilação do computador, além de softwares que permitem o controle deste comportamento. Além disso, não use o equipamento sob o sol por muito tempo, não coloque o dispositivo em locais que podem gerar calor, e tente não utilizá-lo durante o procedimento de recarga.

 

 

 

Use sempre carregadores originais

 

É o óbvio: carregadores originais foram pensados para funcionar perfeitamente no seu dispositivo. Usar carregadores alternativos pode gerar o superaquecimento da bateria e dos componentes internos, e se a mesma não funcionar de forma correta, os danos podem ser ainda maiores que a redução da autonomia.

Se você vai utilizar um carregador de terceiros, procure sempre utilizar um acessório de qualidade e de marca reconhecida. Lembrando sempre que “o barato pode sair muito caro” neste aspecto.

 

 

 

Atualizações

Mantenha o seu notebook ou smarthphone sempre atualizado, pois isso sempre ajuda a manter a vida útil da bateria do dispositivo. E, neste caso, qualquer atualização pode marcar uma diferença enorme neste aspecto.

 

 

 

Conclusão

As dicas deste post podem ajudar (e muito) na hora de aumentar a vida útil da bateria do seu notebook ou smartphone, entregando um maior tempo de bom funcionamento e mais horas de uso a longo prazo.


Compartilhe