Dicas para identificar as fake news ou notícias falsas | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Dicas para identificar as fake news ou notícias falsas | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Dicas para identificar as fake news ou notícias falsas

Dicas para identificar as fake news ou notícias falsas

Compartilhe

O avanço da tecnologia mudou a forma em que nos relacionamos e nos comunicamos. A informação está em constante atualização, e ainda que pareça que estamos mais informados, também vivemos enganados e manipulados. As fake news são efeitos colaterais desses avanços, e tem muita gente que acredita em qualquer tipo de notícia. Por isso, é importante conhecer o que são e como aprender a identificar as notícias falsas na internet.

A informação é o poder, mas é preciso estabelecer filtros para saber no que podemos copiar. Por isso, esse post traz alguns conselhos a serem considerados para diferenciar uma notícia falsa de uma real. Em alguns casos, as diferenças são muito sutis, o que exige uma maior atenção.

 

 

O que é uma fake news?

 

 

Uma fake news (ou notícia falsa) é uma informação que pretende enganar com uma difusão de forma consciente. Tem aparência de notícia real para confundir a pessoa, que acaba manipulada pela prática. As motivações para isso são econômicas ou ideológicas, principalmente com fins políticos. Mas vários outros setores podem ser afetados.

Estas notícias disseminam mais rapidamente nas redes sociais, e você pode nesse momento estar ajudando na divulgação. Para aprender a identificar as fake news e não ser enganado por elas, procure seguir essas dicas.

 

 

Suspeite de títulos chamativos

 

Para obter mais cliques e tráfego, alguns sites e portais de notícias criam títulos impactantes de chamativos, e o seu conteúdo pode nem esta relacionado com o tema proposto. São veículos que só querem o maior número de visitas possível. É sua responsabilidade ter em mente que tais postagens não devem ter a sua atenção.

 

 

Verifique as fontes

 

Uma notícia tem credibilidade quando vem de fontes confiáveis. Observe se a fonte é um veículo conhecido, quem compartilhou e quem está por trás da informação. Pode ser um site falso que copia conteúdos de um site real.

 

 

Conteste a informação

 

Se não existem mais fontes de notícias confiáveis falando sobre aquela informação que você encontrou, possivelmente se trata de uma notícia falsa. Se várias fontes publicam a mesma coisa, é mais provável que a notícia seja real. Contestar a informação é sempre uma boa estratégia para detectar uma fake news.

 

 

Tenha uma atitude crítica

 

As fake news podem ser muito sutis. É preciso ter um senso comum e detectar as finalidades maliciosas e mal intencionadas. Ao ler algo, é preciso verificar se isso é crível, e se conta com os princípios de objetividade e veracidade. Se fazem muitas afirmações importantes mas sem respaldo real ou referências sobre o tema, o fato tende a ser falso.

 

 

Conteúdo multimídia

 

A informação às vezes aparece apoiada de fotos e vídeos manipulados. Quem cria fake news usa esses recursos para viralizar o seu conteúdo. Não acredite em todas as imagens ou vídeos associadas a uma informação.

 

 

Não acredite em tudo o que vem das redes sociais

 

As redes sociais são uma das principais vias de compartilhamento de fake news. Os títulos atraentes fazem com que muita gente compartilhe algo em minutos, sem sequer ler o seu conteúdo. Antes de compartilhar qualquer coisa, pense por alguns segundos se aquilo é ou não uma notícia falsa. Procure ter cautela diante de notícias que são compartilhadas nas redes sociais.

 

 

O impacto emocional

 

Ter experiência na internet não quer dizer que você não pode ser vítima das fake news. Qualquer pessoa pode ser enganada. Tais notícias apoiam crenças que temos pré-concebidas, provocando uma reação positiva diante delas. Por isso, não podemos nos deixar levar pelas emoções. É preciso ter senso comum, racionalidade e objetividade. Querer reforçar o que você pensa e acredita pode fazer você persistir no erro, o que deixa você alguém mais manipulável.


Compartilhe